Aspectos da vulnerabilidade ambiental na Bacia do Rio Corrente-BA
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v4i0.3293Mots-clés :
Vulnerabilidade ambiental, Unidades integradas da paisagem, Riscos ambientais, Bacia do Rio CorrenteRésumé
A Bacia do Rio Corrente é um exemplo expressivo dos problemas ambientais das bacias do Oeste Baiano. O crescente desenvolvimento econômico nesse espaço vem provocando conflitos relacionados à demanda de água pela irrigação e pela geração de energia elétrica, somando-se a essas questões os processos de degradação ambiental. Analisar aspectos da vulnerabilidade da Bacia é a finalidade deste trabalho, que pretende oferecer subsídios às estratégias que permitam sua revitalização e integração no processo produtivo da Bacia do Rio São Francisco. As unidades de paisagem - UIPs da Bacia do Rio Corrente foram classificadas de acordo com o seu grau de vulnerabilidade ambiental a partir do modelo da Ecodinâmica de Tricart, quantificado através do uso do geoprocessamento, o que permitiu uma análise integrada da paisagem. Os riscos ambientais identificados difundem-se pelas UIPs, classificados em graus diferenciados de vulnerabilidade e refletem as ações atinentes à produção do espaço regional. Os programas e projetos de desenvolvimento implantados na área, tanto pelo poder público quanto o privado, não levaram em conta as relações sociedade/natureza, insistindo, na sua maioria, por atividades nitidamente exploratórias, sem a contrapartida dos estudos sobre a capacidade de sustentabilidade dos ecossistemas regionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).