Paisagens degradadas do município de Palmelo (Goiás): o estudo das voçorocas via trabalho de campo
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i1.8980Palavras-chave:
Trabalho de campo, Voçorocas, Degradação ambientalResumo
A presente contribuição apresenta algumas considerações sobre a dinâmica dos processos de degradação da paisagem do tipo voçorocas no Município de Palmelo, Estado de Goiás, localizado na Microrregião de Pires do Rio. Através de trabalho de campo, as voçorocas localizadas em áreas rurais do município e que apresentam comprometimento do lençol freático foram devidamente mapeadas e catalogadas. Infelizmente, nota-se que as voçorocas continuam em franca expansão, pois não há nenhuma medida ou projeto que vise à contenção, à interrupção ou à redução destas voçorocas por parte do poder público local. Adicionalmente, o descarte clandestino de lixo, entulho e refugos de origens diversas continuam sendo lançados nestas estruturas, comprometendo a saúde da população rural e a qualidade do lençol freático associado. Dessa forma, o estudo de caso detalhado e pormenorizado das voçorocas, bem como sua catalogação e identificação, propõem sugestões básicas úteis para contenção e a interrupção do descarte clandestino de entulho e lixo, acidentes, quedas e mortes, bem como dirimir este importante fator de degradação da paisagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).