Geografias relacionais: A festa no Santuário de Fátima em Fortaleza-CE

Autores

  • Tiago Vieira Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.6010

Palavras-chave:

Festa, Santuário de Fátima, Dinâmicas Geográficas, Geografias Relacionais, RelacionaisHabitar

Resumo

O objetivo do presente trabalho é demonstrar qual é o sentido geográfico da dinâmica da festa em seu âmbito relacional. Para isso, fomos ao Santuário de Fátima em Fortaleza-CE na tentativa de analisarmos os movimentos (dinâmicas verticais e horizontais) que constroem o sentido festivo que o Santuário possui, assim como a legitimação e a posteridade que a festa oferece às representações a ela vinculadas. A geografia relacional entra, nesse sentido, como prática cotidiana responsável pela elaboração do momento efêmero que é a festa e os seus rebatimentos espaço-temporais que acompanham o sentido do Santuário de Fátima permanentemente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialização em Ecoturismo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e é Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Sevilha e em Turismo, pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

Cavalcante, T. V., & Oliveira, C. D. M. de. (2012). Geografias relacionais: A festa no Santuário de Fátima em Fortaleza-CE. GeoTextos, 8(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.6010

Edição

Seção

Artigos