Dialogando geografia acadêmica e escolar: O caso do continente africano

Autores

  • Rosemberg Ferracini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.5901

Palavras-chave:

Geografia escolar, Ensino e África

Resumo

Partimos da indagação feita por Castellar (2010, p. 12-20) – “quanto tempo uma categoria ou conceito desenvolvido na Universidade delonga para ser debatido no ambiente escolar?” – para desenvolvermos nossa reflexão a respeito da transposição didática do tema África na Geografia. Embasados na Lei 10.639, de 2003, publicada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), indagamos a presença e a ausência dos conteúdos relativos ao continente africano nos campos escolar e acadêmico. Demonstramos que, anteriormente à lei, a produção bibliográfica em Geografia a respeito desse continente era incipiente e que, depois de sua vigência, ocorreu uma mudança significativa, alcançando novas discussões, como, por exemplo, o universo do tema da população afro-brasileira. Exemplos dessa temática são algumas publicações de diversos especialistas brasileiros e estrangeiros e a organização dos movimentos sociais para efetivação e mudança de conceitos a respeito da temática brasileira e do continente africano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemberg Ferracini, Universidade de São Paulo

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Membro do Laboratório de Ciências Humanas - FE/USP, Professor Substituto de Geografia da UNESP, Campus Experimental de Ourinhos

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Ferracini, R. (2012). Dialogando geografia acadêmica e escolar: O caso do continente africano. GeoTextos, 8(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.5901

Edição

Seção

Artigos