O lugar como elemento para a interpretação da vida cangaceira do bando dos Marcelinos na Chapada do Araripe-CE
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v16i2.38479Palavras-chave:
Lugar, Memória, Bando dos Marcelinos, Chapada do AraripeResumo
O trabalho que se segue é fruto de proposições acerca da pesquisa de dissertação a respeito da trajetória dos Marcelinos, bando de cangaceiros, na Chapada do Araripe, localizada na região do Cariri cearense. O artigo versa sobre os conceitos de lugar e memória para compreender as vivências cangaceiras do bando a partir de sua atuação, imprimindo aos itinerários percorridos um caráter de lugar, que se configurou por meio das experiências do sujeito cangaceiro no contexto histórico-cultural. Como auxílio, foram utilizadas narrativas de sujeitos partindo dos lugares de atuação do bando, buscando-se entender a representatividade da geografia do cangaço do bando dos Marcelinos presente no Cariri cearense.
Downloads
Referências
BERDOULAY, Vincent; ENTRIKIN, Nicholas. Lugar e sujeito: perspectivas teóricas. In: MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (Org.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 93-116.
BOSI, Ecleá. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BUTTIMER, Anne. Lar, horizonte de alcance e o sentido de lugar. Geograficidade, v. 5, n. 1, p. 04-19, verão 2015.
FERREIRA, Luiz Felipe. Acepções recentes do conceito de lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Território, Rio de Janeiro, ano v, n. 9, p. 65-83, jul./dez. 2000. Disponível em: < http://www.laget.eco.br/pdf/09_5_ferreira.pdf >. Acesso em: 10 jan. 2018.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
HOLZER, Werther. Geografia humanista: uma revisão. Espaço e cultura, Rio de Janeiro, edição Comemorativa, p. 137-147, 2008.
______. O lugar na geografia humanista. Território, Rio de Janeiro, Ano IV, n. 7, p. 67-78, jul./dez. 1999.
______. Uma discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. Território, Rio de Janeiro, ano II, n. 3, p. 77-85, jul./dez. 1997.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2012.
MELO, João Baptista Ferreira de. O Triunfo do Lugar Sobre o Espaço. In: MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (Org.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva 2012. p. 33-68.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História (Online), v. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101 >. Acesso em: 17 jul. 2017.
OLIVEIRA, Lívia de. O sentido de lugar. In: MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. (Org.). Qual o espaço do Lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 03-16.
TUAN, Yi-fu. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista. Geograficidade, v. 1, n. 1, p. 8-19, Inverno 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/12804>. Acesso em: 03 jan. 2019.
______. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).