Participação comunitária na gestão de recursos pesqueiros na Reserva Extrativista Marinha de Soure, Amazônia Marajoara (PA)
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v16i1.35718Palavras-chave:
Reserva Extrativista Marinha de Soure, Marajó, Governança territorial e ambiental, Pesca artesanalResumo
As políticas ambientais brasileiras criadas no final do século XX influenciaram significativamente o manejo dos recursos naturais no país. Elas possibilitaram novos tipos de gestão ambiental e a criação de áreas protegidas, atualmente gerenciadas por meio de dispositivos de governança que envolvem a esfera institucional e os arranjos locais. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), especificamente as Reservas Extrativistas Marinhas (Resex), são exemplos-chave para pensar em como a governança territorial e ambiental, através de novos instrumentos, permite a gestão inovadora dos recursos naturais de modo sustentável, equitativo e compartilhado. Com base nessa premissa, o objetivo deste texto foi o de analisar a participação comunitária na gestão dos recursos pesqueiros na Reserva Extrativista Marinha de Soure, Marajó (PA). Para atingir esse objetivo, pesquisas de campo ocorreram entre 2015 e 2019 com base na perspectiva metodológica do estudo de caso e de métodos qualitativos de pesquisa, focados em geografia. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e observação participante a pescadores artesanais e funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e houve participação em reuniões internas dos comunitários e do Conselho Deliberativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).