Gênese, frequência e intensidade das precipitações de granizo nas Mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Paranaense, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.30681Palavras-chave:
vulnerabilidade, risco climático, eventos extremos, clima urbanoResumo
A precipitação de granizo, um evento extremo caracterizado por precipitação de água em estado sólido, tem alta capacidade destrutiva nos meios rural e urbano, gerando transtornos e prejuízos frequentes. A Mesorregião Centro Oriental Paranaense (MRCOP) e a Mesorregião Sudeste Paranaense (MRSEP) possuem uma grande área de produção agrícola e aproximadamente 900 mil habitantes, que podem estar vulneráveis a eventos meteorológicos extremos, sendo necessários estudos que auxiliem o planejamento e as tomadas de decisão neste recorte específico. Desta forma, este trabalho teve por objetivo identificar a gênese, a frequência e a intensidade das precipitações de granizo nas Mesorregiões Centro Oriental e Sudeste Paranaense, fornecendo suporte para o planejamento e a adoção de preventivas de combate ao impacto desse fenômeno. Foram utilizadas três fontes distintas de dados: estações agrometeorológicas, imagens de satélite e relatórios de ocorrências, danos e situações de emergência da Defesa Civil. Foram identificados 37 decretos de situação de emergência vinculados a granizo e 372 mil pessoas afetadas nas mesoregiões, em 19 anos de análise. Os sistemas convectivos e as frentes frias foram identificados como os principais sistemas meteorológicos atuantes na formação de granizo nestas mesoregiões. Com ausência de planejamento para redução da vulnerabilidade, a exposição aos eventos extremos meteorológicos permanece frequente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).