A Mata Meridional Pernambucana e o subdesenvolvimento: uma aproximação a partir da teoria de Celso Furtado

Autores

  • Gustavo Souza Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE - Campus Recife.Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.29186

Palavras-chave:

Centro-periferia, Subdesenvolvimento, Mata Meridional Pernambucana

Resumo

No século XX os debates econômicos voltavam-se, sobretudo, às teorias clássicas para explicar o processo de desenvolvimento das nações, havendo uma lacuna quanto à reflexão específica sobre países e regiões periféricas. Diante da incapacidade em explicar o subdesenvolvimento destas áreas, Celso Furtado, dentre outros economistas, passou a avaliar a permanência do subdesenvolvimento como um traço histórico-estrutural da formação das economias periféricas. Neste contexto, enquadra-se a Microrregião da Mata Meridional Pernambucana, constituída desde o período colonial a partir da indústria canavieira e que, na atualidade, mantém padrões de subdesenvolvimento típicos daquela fase. Tomando-se como hipótese a validade das reflexões furtadianas para a compreensão do subdesenvolvimento microrregional e mediante pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, o presente texto tem como objetivo geral avaliar a pertinência da teoria desenvolvida por Furtado quanto à análise do quadro de subdesenvolvimento da Microrregião na atualidade. Como objetivos específicos busca-se relacionar o desenvolvimento de economias centrais e periféricas; descrever o processo de subdesenvolvimento; e identificar elementos socioeconômicos que caracterizam a Microrregião atualmente. Tendo em vista as características histórico-estruturais locais conclui-se que as reflexões engendradas pelo autor são aplicáveis à compreensão da permanente, mas não inalterável, situação de subdesenvolvimento microrregional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Souza Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE - Campus Recife.Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife, Doutorando do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Barbosa, G. S. (2019). A Mata Meridional Pernambucana e o subdesenvolvimento: uma aproximação a partir da teoria de Celso Furtado. GeoTextos, 15(1). https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.29186

Edição

Seção

Artigos