A Mata Meridional Pernambucana e o subdesenvolvimento: uma aproximação a partir da teoria de Celso Furtado

Auteurs

  • Gustavo Souza Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE - Campus Recife.Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

DOI :

https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.29186

Mots-clés :

Centro-periferia, Subdesenvolvimento, Mata Meridional Pernambucana

Résumé

No século XX os debates econômicos voltavam-se, sobretudo, às teorias clássicas para explicar o processo de desenvolvimento das nações, havendo uma lacuna quanto à reflexão específica sobre países e regiões periféricas. Diante da incapacidade em explicar o subdesenvolvimento destas áreas, Celso Furtado, dentre outros economistas, passou a avaliar a permanência do subdesenvolvimento como um traço histórico-estrutural da formação das economias periféricas. Neste contexto, enquadra-se a Microrregião da Mata Meridional Pernambucana, constituída desde o período colonial a partir da indústria canavieira e que, na atualidade, mantém padrões de subdesenvolvimento típicos daquela fase. Tomando-se como hipótese a validade das reflexões furtadianas para a compreensão do subdesenvolvimento microrregional e mediante pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, o presente texto tem como objetivo geral avaliar a pertinência da teoria desenvolvida por Furtado quanto à análise do quadro de subdesenvolvimento da Microrregião na atualidade. Como objetivos específicos busca-se relacionar o desenvolvimento de economias centrais e periféricas; descrever o processo de subdesenvolvimento; e identificar elementos socioeconômicos que caracterizam a Microrregião atualmente. Tendo em vista as características histórico-estruturais locais conclui-se que as reflexões engendradas pelo autor são aplicáveis à compreensão da permanente, mas não inalterável, situação de subdesenvolvimento microrregional. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gustavo Souza Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE - Campus Recife.Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife, Doutorando do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Téléchargements

Publiée

2019-07-04

Comment citer

Barbosa, G. S. (2019). A Mata Meridional Pernambucana e o subdesenvolvimento: uma aproximação a partir da teoria de Celso Furtado. GeoTextos, 15(1). https://doi.org/10.9771/geo.v15i1.29186

Numéro

Rubrique

Artigos