Gênese e dimensões da rede de vilas e núcleos de ocupação na Bahia no setecentos
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v14i2.27443Palavras-chave:
Geografia urbana histórica, Rede urbana, Bahia, SetecentosResumo
A recomposição de uma geografia histórica tem sido feita por muitos pesquisadores no âmbito da ciência geográfica. Dentre os estudos realizados nessa perspectiva, aqueles voltados aos estudos urbanos são realizados com maior frequência, embora haja maior dificuldade à medida que se volta mais no tempo. O presente artigo é uma contribuição aos estudos da geografia urbana histórica na Bahia, cujo objetivo principal é discutir a formação de uma rede de assentamentos densa no setecentos, para além do Recôncavo Baiano. A consulta a relatos de viajantes, documentos estatísticos históricos, relatórios dos presidentes da província da Bahia e mapas históricos auxiliou na recomposição dessa rede pretérita, além do acesso a livros, artigos, dissertações e teses que dispunham de informações sobre o quadro demográfico, econômico e social da província da Bahia. As condições naturais, a presença da monarquia lusitana e da Igreja, a existência de caminhos, bem como a dinâmica populacional e econômica evidenciam o processo de formação dessa rede no período da mineração dos sertões baianos, tendo sido Rio de Contas e Jacobina nós dessa incipiente rede.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).