O patrimônio territorial e a perspectiva das populações tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v14i1.25066Palavras-chave:
Patrimônio, Território, Populações Tradicionais, Ilhabela/SP/BrazilResumo
Este artigo procura trazer elementos para reflexões sobre o conceito/a ideia de patrimônio em locais de populações tradicionais, com um estudo de caso no Município de Ilhabela, estado de São Paulo, Brasil, no bairro/na praia do Curral, de população caiçara, mediante entrevistas qualitativas e pesquisa bibliográfica. Utilizando-se de observação, entrevistas, discussão teórica e análise, apreende-se que o conceito de patrimônio territorial é de extrema importância ao se pensar políticas públicas em suas diversas escalas e que, antes de tudo, buscar a compreensão que as pessoas que moram no lugar têm da ideia de seu patrimônio permite mudar o foco do estudo sobre o patrimônio do lugar para o estudo sobre o patrimônio a partir da vivência das pessoas do lugar, em uma necessária relação de diálogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).