Entre a escola e a universidade: os múltiplos sentidos do trabalho de campo como mediação didática

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade de São Paulo
  • Beatriz Campos Moretto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24036

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Formação Docente, Ensino, Geografia, Currículo

Resumo

Neste artigo, discutimos a importância do trabalho de campo no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem em geografia na educação básica e no ensino superior. Para tanto, analisamos duas experiências, com foco na análise da mediação desempenhada pelos cadernos de campo neste processo. A primeira se refere aos trabalhos realizados com turmas do Ensino Fundamental e Médio na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. A segunda trata de trabalho de campo realizado na disciplina de Geografia Regional do Brasil I – Sul, do Departamento de Geografia da USP. A análise foi construída a partir do acompanhamento das diferentes etapas de elaboração e execução dos trabalhos de campo, discutindo e problematizando os sentidos dos cadernos de campo em cada uma delas. Ao final da investigação, foi possível perceber a importância do caderno de campo nos trabalhos analisados, uma vez que, construídos de forma coletiva e colaborativa, reforçam o caráter interdisciplinar do conhecimento e do processo educativo. Além disso, na experiência desenvolvida no ensino superior, foi possível verificar a importância de que os futuros docentes se apropriem desta metodologia para que assim possam defendê-la, política e epistemologicamente, na educação básica. 

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Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo-USP.

Beatriz Campos Moretto, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação, FE-USP.

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Publicado

2017-12-23

Como Citar

Girotto, E. D., & Moretto, B. C. (2017). Entre a escola e a universidade: os múltiplos sentidos do trabalho de campo como mediação didática. GeoTextos, 13(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24036

Edição

Seção

Artigos