As redes de comercialização de peixes <em>in natura</em> nas feiras municipais de Palmas (TO)
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i2.17016Palavras-chave:
Rede, Comercialização de peixes in natura, Feiras municipaisResumo
A presente pesquisa objetiva conhecer as redes estabelecidas pelos comerciantes de peixes in natura das feiras municipais em Palmas (TO), de modo a identificar os agentes econômicos envolvidos e os diferentes espaços geográficos que se articulam na configuração dessas redes. A comercialização de peixes in natura em Palmas ocorre em distribuidores, mercados, super e hipermercados, peixarias, colônia de pescadores, porém as feiras municipais são os pontos tradicionais para a venda desse produto. Os feirantes que atuam nessas feiras estabelecem redes de provimento, a montante, com os setores do sistema alimentar de pescados (fornecedores da produção, primária e secundária, e da distribuição, bem como do próprio setor varejista), cujas interações geram, em escala local, conexões em Palmas (pescadores, distribuidores-atravessadores, varejo) e, em escala regional, vinculações com localidades no Tocantins e Pará (pescadores, criatórios, frigoríficos); e redes de comercialização, a jusante, com o atendimento do consumidor final nas feiras e de estabelecimentos que atuam em serviços de alimentação e em pequenos varejos, cujas relações produzem conexões predominantemente locais, na própria cidade de Palmas e no distrito de Luzimangues (próximo a Palmas), sendo marcadas por processos de consumo nessas áreas urbanas.
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