Difusão do agronegócio e reestruturação urbano-regional no Oeste Baiano

Autores

  • Camila Dutra dos Santos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i1.15381

Palavras-chave:

Agronegócio, Redes Agroindustriais, Região, Reestruturação urbano-regional, Oeste Baiano

Resumo

As redes agroindustriais, com apoio deliberado do Estado, vêm se estabelecendo nos lugares e produzindo uma reestruturação produtiva condizente com seus interesses, atingindo tanto a base técnica quanto a econômica e social do setor agrícola, e promovendo a formação e/ou a reestruturação de regiões que passam a encarnar especializações territoriais. O Oeste Baiano se configura como um desses exemplos de região funcional ao agronegócio, contendo, principalmente a partir da década de 1980, condições favoráveis à expansão dessa atividade, com investimento maciço de capital público e privado na tecnificação do território. Essa região tem sua organização socioespacial atual pautada por redes agroindustriais que participam dos circuitos espaciais de produção e círculos de cooperação da produção moderna de grãos, principalmente da soja. Os conteúdos urbanos e os papéis regionais das principais cidades do Oeste Baiano resultam de uma crescente integração entre o agronegócio e os circuitos da economia urbana, transformando tais cidades em espaços funcionais às exigências produtivas do campo moderno. Nessa região, a difusão do agronegócio tem-se processado de forma conservadora e excludente, traduzindo-se no reforço de históricas desigualdades socioespaciais, bem como na criação de novas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Dutra dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-graduação em Geografia (PropGeo/UECE), Docente do Departamento de Geografia da UECE, Membro do Grupo de Pesquisa Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU).

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Santos, C. D. dos. (2016). Difusão do agronegócio e reestruturação urbano-regional no Oeste Baiano. GeoTextos, 12(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i1.15381

Edição

Seção

Artigos