Os usos das multicentralidades de Natal/RN pelos serviços de saúde privados

Autores

  • Edseisy Silva Barbalho Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i1.14541

Palavras-chave:

Multicentralidades, Território usado, Saúde privada

Resumo

Os serviços de saúde privados usam o território de Natal/RN de modo diverso. A partir de diversos eventos multiescalares algumas áreas foram se tornando pontos de concentração destes serviços, enquanto que, na maior parte do território, os mesmos se encontravam rarefeitos. No entanto, nos últimos anos, esse processo ocorre em simultaneidade com uma dispersão dos mesmos para outras áreas da cidade, que passaram a apresentar uma relevante centralidade. Os novos pontos do território, alvos dessa dispersão, são principalmente o centro tradicional de comércio e as novas centralidades da cidade. Contudo, o uso do território por esses serviços se dá por nível de complexidade, especialidades e público consumidor diferenciados em cada subespaço. Neste sentido, buscamos compreender os usos das multicentralidades da cidade de Natal/RN pelos serviços de saúde privados. Para tanto, partimos do entendimento da formação de centralidades múltiplas e polinucleadas na cidade e dos usos do território por esta atividade como um recurso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edseisy Silva Barbalho Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora de Geografia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus São Paulo do Potengi.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Tavares, E. S. B. (2016). Os usos das multicentralidades de Natal/RN pelos serviços de saúde privados. GeoTextos, 12(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i1.14541

Edição

Seção

Artigos