O poder do teatro no cotidiano das pequenas e médias cidades
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.12505Palavras-chave:
Teatro, Poder, Cidade, Cotidiano, PolíticaResumo
Contar minha experiência como artista de teatro em uma cidade de pequeno porte no interior da Bahia-Brasil é o que pretendo com a apresentação deste ensaio, que retoma a pesquisa de mestrado desenvolvida em Itambé-BA, a partir do encontro entre os moradores e seus lugares de escolha na cidade, revelando lugares escondidos na memória de cada um. Para isso, reflexões de autores e artistas são incorporadas à análise, para demonstrar como o teatro pode estimular o cidadão a interferir cênica e politicamente no desenvolvimento sociocultural do espaço urbano. Itambé, uma pequena cidade de aproximadamente trinta mil habitantes, é também o ponto de partida para refletir sobre o momento cultural de outras cidades do interior do Brasil com características similares. Afastadas dos grandes centros urbanos, essas cidades vivem da iniciativa de artistas que lutam para sensibilizar os poderes públicos quanto à importância da arte no desenvolvimento de uma cidade. Através da reflexão sobre metodologias participativas utilizadas por artistas que buscam se engajar em ações em suas cidades de origem, assim como a participação do cidadão comum em seus projetos, disponibilizo com este ensaio experiências que mostram o poder do teatro na vida da cidade e como as instâncias políticas locais ao mesmo tempo o temem e o acolhem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).