O RECONTO ORAL E A COMPREENSÃO EM LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.57030

Palavras-chave:

Fatores de Leitura, Compreensão Leitora, Avaliação da Compreensão

Resumo

Os dados de avaliações que mensuram a compreensão leitora de escolares do Ensino Fundamental e Médio apontam para níveis insatisfatórios evidenciando o fato de que o ensino da leitura e sua compreensão necessitam de um olhar ainda mais atento. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, buscou-se uma reflexão sobre o conhecimento dos principais processos e fatores que influenciam a leitura e sua relação com o Reconto Oral, um instrumento já consolidado para avaliação da compreensão em leitura. Com este procedimento bem-organizado e planejado, o leitor pode alcançar níveis de compreensão mais aprofundados, pois esse instrumento possibilita uma maior interação com o texto conduzindo o leitor ao nível da leitura autônoma e crítica. A aplicação do Reconto Oral de forma planejada a se observar os fatores influentes na compreensão leitora contribui para que os professores consigam observar as habilidades e dificuldades em leitura e, por consequência, direcionar seus planejamentos contribuindo com os escolares a fim de evoluir na compreensão de um texto.

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

CORDEIRO DA SILVA, G. .; BARETTA, L. O RECONTO ORAL E A COMPREENSÃO EM LEITURA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 1–28, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.57030. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/57030. Acesso em: 21 dez. 2024.