O RECONTO ORAL E A COMPREENSÃO EM LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.57030

Palavras-chave:

Fatores de Leitura, Compreensão Leitora, Avaliação da Compreensão

Resumo

Os dados de avaliações que mensuram a compreensão leitora de escolares do Ensino Fundamental e Médio apontam para níveis insatisfatórios evidenciando o fato de que o ensino da leitura e sua compreensão necessitam de um olhar ainda mais atento. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, buscou-se uma reflexão sobre o conhecimento dos principais processos e fatores que influenciam a leitura e sua relação com o Reconto Oral, um instrumento já consolidado para avaliação da compreensão em leitura. Com este procedimento bem-organizado e planejado, o leitor pode alcançar níveis de compreensão mais aprofundados, pois esse instrumento possibilita uma maior interação com o texto conduzindo o leitor ao nível da leitura autônoma e crítica. A aplicação do Reconto Oral de forma planejada a se observar os fatores influentes na compreensão leitora contribui para que os professores consigam observar as habilidades e dificuldades em leitura e, por consequência, direcionar seus planejamentos contribuindo com os escolares a fim de evoluir na compreensão de um texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Kátia Nazareth de Moura; GARCIA, Daniela Cid de; FREITAS, Katharine; SOUZA, Cristiane Ramos de. O teste de Cloze como instrumento de medida da proficiência em leitura: fatores linguísticos e não linguísticos. Revista de Estudos da Linguagem. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/11366/pdf> Acesso em: 29 nov. 2021.

BADDELEY, Alan. Memória de trabalho. In: BADDELEY, Alan; ANDERSON, Michael C.; EYSENCK, Michael William. (orgs.). Memória. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 54-82.

BADDELEY, Alan; ANDERSON, Michael C.; EYSENCK, Michael William. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARETTA, Luciane. The performance of proficient EFL readers when reading to recall and summarize expository texts. 1998. 191 f. Dissertação (Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente) - Pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://tede.ufsc.br/teses/PLLE0170-D.pdf>.

BARETTA, Luciane. As tarefas de leitura, o livro didático e a formação do leitor. In: SOUZA; Ana Cláudia de; SEIMETZ-RODRIGUES, Cristiane; FINGER-KRATOCHVIL, Claudia; BARETTA, Luciane; BACK, Angela Cristina de Palma (orgs.). Diálogos linguísticos para a leitura e a escrita. Florianópolis: Insular, 2019. p. 201-225.

BARETTA, Luciane; FINGER-KRATOCHVIL, Claudia. A ciência da leitura: caminhos da pesquisa para pensar o texto, o leitor e o contexto sociocultural. In: BARETTA, Luciane; VALDATI, Nilcéia. Perspectivas sobre/de leitura: literatura, linguística e linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022, p. 15-37.

BARETTA, Danielle. Compreensão leitora e consciência textual na predição leitora : um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental a partir da leitura de uma fábula. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7627>.

BARETTA, Danielle; PEREIRA, Vera Wannmacher. Predição Leitora e Consciência Textual: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. Ilha do Desterro, v. 72, n. 3, p. 139-173, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p139>.

BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de Fátima Barros. Construindo o leitor competente: atividades de leitura para a sala de aula. Petrópolis SP: Fundação Petrópolis, 2002.

BURTON, Rachel Clinger. Oral Retelling as a Measure of Reading Comprehension: The Generalizability of Ratings of Elementary School Students Reading Expository Texts. 2008. Brigham Young University Provo. Disponível em: <https://scholarsarchive.byu.edu/etd/1678/> Acesso em: 18 mai. 2021.

CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tania Mara; SALLES, Jerusa Fumagalli de. Desenvolvimento de instrumento de compreensão leitora a partir de reconto e questionário. Neuropsicologia Latinoamericana, v. 4, n. 2, p. 22-32, 2012. Disponível em: https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/80. Acesso em: 18 ago. 2022.

COSCARELLI, Carla Viana. Entendendo a leitura. Revista de Estudos da Linguagem, v. 10, n. 1, p. 7-27, 2002.

CUNHA, Vera Lúcia Orlandi; CAPELLINI, Simone Aparecida. Construção e validação de instrumento de avaliação da compreensão de leitura para escolares do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. CoDAS, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 26, n. 1, p. 28–37, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2317-17822014000100005. Acesso em: 02 set. 2022.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

DEVITT, Seán. Lendo e escrevendo o caminho para a consciência da linguagem. Language Awareness, p. 119-135, 1997. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09658416.1997.9959922>. Epub 26 Apr 2010.

EHRI, Linnea Carlson. A aquisição da habilidade de leitura de palavras e sua influência na pronúncia e na aprendizagem do vocabulário. In: MALUF, M. R.; CARDOSO-MARTINS, C. (orgs.). Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 49-81.

FINGER-KRATOCHVIL, Claudia. Estratégias para o desenvolvimento da competência lexical: relações com a compreensão em leitura. 2010. Tese (Doutorado em Letras) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94372> Acesso em 11 jul. 2022.

FINGER-KRATOCHVIL, Cláudia; BARETTA, Luciane. Leitores-experts e o processo de construção de representações mentais: analisando o texto, as ideias centrais e unidades menores de ideias. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 3, pp. 733-760, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/BYVpX6v9HFqp3qrTpfPGrhk/?lang=pt>.

FLÔRES, Onici Claro. Como avaliar a compreensão leitora. Signo, v. 32, n. 53, p. 54-65, 2007.

FLÔRES, Onici Claro. Linhas e entrelinhas: leitura na sala de aula. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.

GABRIEL, Rosangela; MORAIS, José; KOLINSKY, Régine. A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição. Scielo. 25 de Novembro de 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ides/a/YFJvQQfv8JrKgcJXdTcvKHc/?lang=pt#>. Acesso em: 15 de Nov. de 2021.

GALVÃO, Nicole Ines; et al. Evolução da leitura e estrutura narrativa no reconto em escolares do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental I. Distúrbios da Comunicação, v. 31, n. 4, p. 651–663, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p651-663. Acesso em: 12 set. 2022.

GENTILINI, Lorene Karoline Silva; et al. Desenvolvimento de instrumento para avaliação coletiva da fluência e compreensão de leitura textual em escolares do ensino fundamental II. CoDAS, v. 32, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-782/20192019015. Acessoem: 13 jul. 2021.

GOODMAN, Kenneth S. Unidade na leitura: um modelo psicolinguístico transacional. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 26, n. 4, 1991, p. 9-43.

JORDÃO, Natália; et al. Reading comprehension assessment: effect of order of task application. CoDAS, São Paulo - SP, v. 31, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018020. Acesso em: 12 set. 2022.

KIDA, Adriana de Souza Batista; ÁVILA, Clara Regina Brandão de; CAPELLINI, Simone Aparecida. Marcadores sintáticos no reconto oral de escolares disléxicos. CoDAS, v. 27, n. 6, p. 557-564, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152015106>.

KIDA, Adriana de Souza Batista; ÁVILA, Clara Regina Brandão de; CAPELLINI, Simone Aparecida. Reading comprehension assessment through retelling: Performance profiles of children with dyslexia andlanguage-based learning disability. Frontiers in psychology, Original Research Boston University School of Medicine, v. 7, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00787. Acesso em: 12 set. 2022.

KINTSCH, Walter. The role of knowledge in discourse comprehension: a construction-integration model. Psychological Review, v. 95, n. 2, p. 163–182, 1988.

KINTSCH, Walter. Comprehension: a paradigm for cognition. New York: Cambridge UniversityPress. 1998.

KINTSCH, Walter; RAWSON, Katherine A. Compreensão. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. (orgs.). A Ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 227-244.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas - SP: Pontes, 2004.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16. ed. São Paulo: Editora Pontes, 2016.

LEFFA, Vilson José. Aspectos da Leitura. Uma perspectiva da psicolinguística. Porto Alegre: Sagra, 1996.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo- SP: Parábola Editorial, 2008.

MORAIS, José. KOLINSKY, Régine. Psicolinguística e Leitura. In: MAIA, M. (org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015. p. 113-128.

MOSS, Barbara; LOH, Virginia. S. 35 estratégias para desenvolver a leitura com textos informativos. Trad. Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: Penso, 2012.

PEREIRA, Juliana Regiane; BARETTA, Luciane. A Compreensão Leitora e o Texto Expositivo. Cadernos do Instituto de Letras, n. 56, p. 213–228. 2018.

PEREIRA, Vera Wannmacher; FLÔRES, Onici Claro. Ensino de Leitura. Compreensão e traços linguísticos do texto. Anais do SIELP, v. 2, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_300.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2022

PEREIRA, Vera Wannmacher; SANTOS, Thais Vargas. Consciência linguística no uso de estratégias de leitura na escola, em tecnologia virtual e tecnologia não virtual. Texto Livre, v. 10, n. 1, p. 66–82, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16746>. Acesso em: 24 jan. 2022.

PHANTHARAKPHONG, Phatchara; POTHITHA, Suteera. Development of English Reading Comprehension by Using Concept Maps. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 497–501, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.247. Acesso em: 12set. 2022.

ROJO, Roxanne; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização: Um processo em construção. 6. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012. 235 e 237 p

SCHINEMANN, J., FERNANDES, C. B., BARETTA, L. Compreensão leitora e a geração de inferências. Revista Interfaces, v. 8, n. 3, p. 116-128, 2017. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5130> Acesso em: 03 set. 2021.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Psicolinguística e Alfabetização. In: MAIA, M. (org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015a. p. 129-141.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Psicolinguística e leitura. In: MAIA, M. (org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015b. p. 113-128.

SILVA, Giseli Cordeiro da. O instrumento Reconto Oral e sua influência na avaliação da compreensão leitora. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual do Centro-Oeste–UNICENTRO, Guarapuava.

SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. ASPECTOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS DA LEITURA. Revista de Letras, v. 1, n. 28, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2311> Acesso em: 29 nov. 2021.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, Ana Cláudia. Leitura emergente: a alfabetização como chave à produção de sentidos a partir do escrito. In: SOUZA, A. C.; GARCIA, W. A. C. (orgs.). A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: NUP/CED, 2012. p. 43-60.

WESTBY, Carol, CULATTA, Barbara, LAWRENCE, Barbara, HALL-KENYON, Kendra. Summarizing Expository Texts. Topics in Language Disorders, v. 30, ed. 4, p. 275-287, 2010. Disponível em: <https://journals.lww.com/topicsinlanguagedisorders/Abstract/2010/10000/Summarizing_Expository_Texts.3.aspx#:~:text=doi%3A%2010.1097/TLD.0b013e3181ff5a88> Acesso em: 03 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

CORDEIRO DA SILVA, G. .; BARETTA, L. O RECONTO ORAL E A COMPREENSÃO EM LEITURA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 1–28, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.57030. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/57030. Acesso em: 21 nov. 2024.