A VOZ FEMININA SUBORDINADA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS

A PRESENÇA SUBLIMINAR DA MÃE NO DISCURSO DE RIOBALDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i76.54069

Palavras-chave:

Discurso; Vozes discursivas; Feminino.

Resumo

O estudo realiza uma análise do discurso de Riobaldo, situando a presença da voz materna nesse discurso. Nesse intuito, apresenta o modo de incorporação do discurso de outrem, tendo em vista a presença da voz materna, bem como de outras vozes femininas que emergem no discurso do narrador. A análise é fundamentada na perspectiva dialógica do discurso, apresentada por Bakhtin e o Círculo. Partimos do princípio de que o discurso de Riobaldo é dialógico, povoado de inúmeras vozes, como qualquer discurso. Nessa perspectiva apresentamos as formas de presença da palavra alheia no discurso, demonstrando como as vozes femininas são ali submetidas, enfatizando que a mãe Bigri figura nesse discurso de modo silencioso, sub-repticiamente. Entretanto, na saga efetuada, a voz materna está incorporada de maneira preponderante no corpo discursivo de Riobaldo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara Moraes Lima, UNIFESP

Mestre em Estudos Literários (UFES)

Doutora em Linguística Aolicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP)

Profa. Adjunta DE UNIFESP

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da obra de Dostoiévski. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2022.

BUBNOVA, Tatiana. Bakhtin e a antropologia americana. In: TEZZA, C.; CASTRO, G. (orgs). Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 89-113.

LIMA, Sandra M. M. Uma voz espírita em Grande sertão: veredas. São Paulo: Annablume, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.

PASSOS, Cleusa Rios P. Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias. São Paulo: Hucitec; FAPESP, 2000.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia e da Linguagem – problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

LIMA, S. M. M. A VOZ FEMININA SUBORDINADA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS : A PRESENÇA SUBLIMINAR DA MÃE NO DISCURSO DE RIOBALDO . Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 76, p. 39–60, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i76.54069. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/54069. Acesso em: 27 abr. 2024.