A BAHIA E O MONTE SINAI: SINTAXE E SEMÂNTICA DO ESPAÇO EM UM SERMÃO DE ANTÔNIO VIEIRA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i72.46610Palavras-chave:
Discurso Religioso, Parenética, Pragmática, Antônio VieiraResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender como se processa, linguisticamente, a configuração do espaço no Sermão de Santo Antônio, de Antônio Vieira. Primeiramente, explica-se a importância do espaço para gênero “sermão”. Em seguida, por meio de categorias da Pragmática, particularmente as definições empreendidas por Fiorin, e das prescrições retórico-poéticas que fundamentam a parenética do século XVIII, pretende-se verificar como a construção de uma sintaxe e de uma semântica do espaço se ajustam, como decorum, a uma necessidade exegética que condicione uma situação histórica determinada a uma vontade superior, ou seja, a do Deus Cristão.
Downloads
Referências
AUERBACH, E. Figura. São Paulo: Ática, 1997.
AZEVEDO, J. L. História de Antônio Vieira. Vol. 1. São Paulo: Alameda, 2008,
BARTHES, Roland. A retórica antiga. In: COHEN, J. et al. Pesquisas de retórica. Trad. de Leda Pinto Mafra Iruzun. Petrópolis: Vozes, 1975.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral. 3. ed. São Paulo: Pontes, 1991.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. 5ª ed. São Paulo: Paulus, 1976.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 1996.
GEORGOPOULOS, C. L. A teatralidade no sermão de Vieira. Tese de doutorado. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
HANSEN, J. A. A Chave dos Profetas: Deus, analogia, tempo. In: VIEIRA, A. A Chave dos Profetas. Livro Primeiro. Tradução de António Guimarães Pinto. São Paulo: Loyola, 2013.
LINS, O. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2010.
MARCZYK, M. B. F. A. A interpretação topológica da Bíblia e seus reflexos na representação do povo judeu. Tese de doutorado. Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
PÉCORA, A. A arte de morrer segundo Vieira. In: VIEIRA, A. A Arte de Morrer. Concepção, organização, prefácio, notas e cotejos com a editio princeps por Alcir Pécora. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
PÉCORA, A. Teatro do sacramento. Campinas: Ed. UNICAMP, 2008.
VIEIRA, A. Sermoens. Fac-símile da editio princeps, em 14 tomos. Editado pelo autor, 1679-1706.
VIEIRA, A. Sermões completos. 5 volumes. Porto: Lello & Irmãos, 1945.
ZUMTHOR, P. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.