SOB A MESMA TEMPESTADE, NO BARCO DA VIDA HUMANA: UMA LEITURA LINGUÍSTICO-COGNITIVA DO DISCURSO DO PAPA FRANCISCO EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Kaline Girão Jamison Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira
  • Aline Aver Vanin Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i69.44296

Palavras-chave:

Modelos Cognitivos Idealizados, Frames, Pandemia de COVID-19, Discurso papal.

Resumo

Neste trabalho buscamos investigar os modelos cognitivos idealizados que estruturam a expressão “estamos todos no mesmo barco” na Oração Urbi et Orbi Extraordinária, presidida pelo Papa Francisco no dia 27 de março de 2020, que objetivou ajudar no enfrentamento dos efeitos emocionais ocasionados pela pandemia de COVID-19. Selecionamos seis excertos do discurso papal e analisamos os mecanismos linguístico-cognitivos subjacentes aos elementos lexicais dentro de uma mesma categoria conceptual (VIAGEM DE BARCO). A análise ocorre à luz da Linguística Cognitiva, sob o prisma teórico dos Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987) e numa perspectiva sociodiscursiva. Por meio das hierarquias de herança da Metáfora de Estrutura de Eventos (LAKOFF, 1993), identificamos que o discurso papal foi estruturado principalmente pelas metáforas: DIFICULDADES VIVENCIADAS COLETIVAMENTE SÃO VIAGENS DENTRO DO MESMO VEÍCULO e PANDEMIA É UMA TEMPESTADE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaline Girão Jamison, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Doutora em Linguística (UFC). Professora Adjunta do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB-CE).

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

JAMISON, K. G.; VANIN, A. A. SOB A MESMA TEMPESTADE, NO BARCO DA VIDA HUMANA: UMA LEITURA LINGUÍSTICO-COGNITIVA DO DISCURSO DO PAPA FRANCISCO EM TEMPOS DE COVID-19. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 69, p. 204–230, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i69.44296. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44296. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES