UM ESTUDO COGNITIVO SOBRE A CATEGORIA MENTIRA E SUA REALIZAÇÃO POR MEIO DE FAKE NEWS RELATIVAS AO NOVO CORONAVÍRUS

Autores

  • Luiz Alexandre de Oliveira Freitas Universidade Federal de Goiás
  • Leosmar Aparecido da Silva Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0002-3954-3518

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i69.44295

Palavras-chave:

Mentira, Fake news, Novo coronavírus, Cognição.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar, à luz dos estudos da Linguística Cognitiva sobre a mentira, fake news desmentidas por agências jornalísticas brasileiras. Para a pesquisa, selecionamos do site da Agência Lupa e do Uol Confere duas fake news, desmentidas por esses veículos jornalísticos. As fake news foram analisadas considerando-se as noções de prototipicidade, frames, Gestalt e compressão. Os resultados revelaram que as fake news, entendidas como manifestações verbais que simulam a estrutura jornalística, tendem a apresentar marcas de emoção e informalidade, bem como falsidade factual com relação ao conteúdo divulgado, com o propósito de enganar o interlocutor. Trabalhos dessa natureza contribuem para colocar em foco uma temática que vai ao encontro do contexto sanitário, social e político polarizado, vivido pelo Brasil no período de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Estudos Linguísticos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador na área de descrição e ensino de português em perspectiva cognitivo-funcional.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

FREITAS, L. A. de O.; SILVA, L. A. da. UM ESTUDO COGNITIVO SOBRE A CATEGORIA MENTIRA E SUA REALIZAÇÃO POR MEIO DE FAKE NEWS RELATIVAS AO NOVO CORONAVÍRUS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 69, p. 178–203, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i69.44295. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44295. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES