UM ESTUDO COGNITIVO SOBRE A CATEGORIA MENTIRA E SUA REALIZAÇÃO POR MEIO DE FAKE NEWS RELATIVAS AO NOVO CORONAVÍRUS
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i69.44295Palavras-chave:
Mentira, Fake news, Novo coronavírus, Cognição.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar, à luz dos estudos da Linguística Cognitiva sobre a mentira, fake news desmentidas por agências jornalísticas brasileiras. Para a pesquisa, selecionamos do site da Agência Lupa e do Uol Confere duas fake news, desmentidas por esses veículos jornalísticos. As fake news foram analisadas considerando-se as noções de prototipicidade, frames, Gestalt e compressão. Os resultados revelaram que as fake news, entendidas como manifestações verbais que simulam a estrutura jornalística, tendem a apresentar marcas de emoção e informalidade, bem como falsidade factual com relação ao conteúdo divulgado, com o propósito de enganar o interlocutor. Trabalhos dessa natureza contribuem para colocar em foco uma temática que vai ao encontro do contexto sanitário, social e político polarizado, vivido pelo Brasil no período de pandemia.Downloads
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Publicado
2021-04-15
Como Citar
FREITAS, L. A. de O.; SILVA, L. A. da. UM ESTUDO COGNITIVO SOBRE A CATEGORIA MENTIRA E SUA REALIZAÇÃO POR MEIO DE FAKE NEWS RELATIVAS AO NOVO CORONAVÍRUS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 69, p. 178–203, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i69.44295. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44295. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS / ARTICLES