#POEMAS NA REDE
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i70.43396Palavras-chave:
Poemas digitais, Leitor jovem, Ensino médioResumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre o gênero poemas digitais que circulam na internet e em decorrência disso pensar na formação do leitor jovem. Para tal, são apresentados conceitos importantes como: conhecimentos em rede, poesia digital, hipertexto, multimodalidade, ciberespaço e o perfil do leitor da atualidade. Assim, várias leituras relacionadas ao tema foram discutidas e o que se constata é que esta inovação tecnológica pode ser um meio para formar leitores do Ensino Médio, já que esses jovens fazem frequentemente uso dos meios eletrônicos e tem familiaridade com esses aparatos.
Downloads
Referências
ANTONIO, Jorge Luiz. Artemídia e cultura digital. São Paulo: Musa Editora, 2008.
ARAÚJO. Mônica Daisy Vieira. Práticas de leitura literária digital entre leitores jovens. UFMG. Belo Horizonte, 2016.
CARVALHO, Audrei Aparecida Franco de. Poesia concreta e mídia digital. Dissertação do Mestrado de Comunicação e Semiótica-Signo e Significação das mídias. PUC, SP, 2007.
COUTO, Edvaldo Souza; Ler e escrever na cultura digital: rotas, nexos e redes móveis. In: ROSING (Org.). Literatura e Identidade na era da mobilidade. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2016.
DOMINGOS, Ana Cláudia Munari. Hiperleitura e escrileitura: convergência digital, Harry Potter, cultura de fã. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
FERREIRA, Ana Paula. Espaço e poesia na comunicação em meio digital. 2010. 361 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
HAYLES, Katherine N. How we think: Digital Media and Contemporary Technogenisis. The University of Chicago Press, 2012.
IRBY, Cameron Lee. Ensinando Literatura Eletrônica: Métodos e Integração. 2018. f. Tese (Doutorado em Artes, Educação e Ciências) - Universidade de Louisiana, Monroe, 2018.
KIRCHOF, E. R. Hipertexto e ensino: a poesia digital. In: AnpedSul 2008 -VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: Pesquisa em Educação e inserção social, 2008, Itajaí (SC). VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Pesquisa em Educação e inserção social. Itajaí (SC): UNIVALI, 2008.
LAIN, Suzana Maria. Poesia na rede: a palavra no meio do caminho de um território mutante, 2013, Porto Alegre, universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LANGER, Judith A. Pensamento e experiência literários: compreendendo o ensino de literatura. Tradução Luciana Lhullier Rosa, Maria Lúcia Bandeira Vargas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LIMA JÚLIOR, Arnaud S. Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual. Quartet, RJ, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O Hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino (UCPel), Pelotas - RS, v. 4, 2001.
NELSON, Theodor Holm. Literary Machines. 83.1. Sausalito, Califórnia, EUA: Mindful Press, 1993.
PEREIRA, Vinícius Carvalho. Por uma poesia algorítmica. Experiências estéticas com Peter’s Haiku Generator. AletriA, v.23, n.3, p. 173-194, set.-dez.2013.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.
RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2012.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SALES, C. de M.V. Juventudes, novas experimentações, conexões e interatividade. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 2011, Curitiba. Anais. Campinas Curitiba, jan. 2009.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da Linguagem e pensamento: sonora visual verbal. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTOS, Alckmar Luiz dos. Leituras de nós: ciberespaço e literatura. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
TAVARES, Otávio Guimarães. REVISTA CALIBAN. As Vísceras do Amor de Clarice. Dez 22, 2017. http://telepoesis.net/dialogos.html.
TORRES, Rui. Poesia digital: cruzamento de linguagens. Entrevista via Skype. MESA 3 – Leitura, literatura e linguagens: novas topografias textuais. Com Alckmar Luiz dos Santos, Ana Elisa Ferreira Ribeiro e Renata Loureiro Frade. Seminário Internacional de Leitura, Literatura e Linguagens. 16ª Jornada Nacional de Literatura, org. Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo, RS, Brasil, 2017.
VIEIRA, Flaviano Maciel. Como ler poéticas digitais-perspectivas de leituras. UFPB, João Pessoa, Paraíba, 2017.
WITTE, Bernd. A escrita na era de sua reprodutividade eletrônica. In: COUTO, Edvaldo, Souza; DAMIÃO, Carla (Orgs.). Walter Benjamin: formas de percepção estética na modernidade. Salvador: Quarteto, 2008.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.