O PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) / SEGUNDA LÍNGUA (PL2) NA UFBA: INSTITUCIONALIZAÇÃO, DESAFIOS E PROSPECÇÕES

Autores

  • Lucas Rodrigues Rodrigues
  • Sara Cruz Oliveira
  • Edleise Mendes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.41958

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (PLE/PL2), Institucionalização, Universidade Federal da Bahia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a institucionalização da área de português língua estrangeira/segunda língua (PLE-PL2) na UFBA. A partir de um breve histórico (MENDES; 2018, 2020), discutimos as características gerais da Licenciatura em PLE e os princípios que orientam a formação de seus professores. A partir desse cenário, apresentamos os exemplos de duas pesquisas concluídas no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da UFBA (CRUZ, 2019; RODRIGUES, 2019), que analisam, entre outros aspectos, o desenvolvimento de projetos institucionais implementados pela Universidade, como o PROEMPLE e o NUPEL. Os resultados das pesquisas apontam a necessidade de aprimoramento dos projetos institucionais na área, mas destacam a importância dessas ações promovidas pela UFBA, como meio de fortalecimento do ensino e da formação de professores, bem como da internacionalização universitária.

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Publicado

2021-05-28

Como Citar

Rodrigues, L. R., Oliveira, S. C., & Mendes, E. (2021). O PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) / SEGUNDA LÍNGUA (PL2) NA UFBA: INSTITUCIONALIZAÇÃO, DESAFIOS E PROSPECÇÕES. Estudos Linguísticos E Literários, (68), 648–669. https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.41958

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES