DECISÕES METODOLÓGICAS INOVADORAS NA ANÁLISE DA EXPRESSÃO DE FUTURO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Franciane Rocha UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39088

Palavras-chave:

Futuro verbal, Português brasileiro, Sociolinguística.

Resumo

Esse estudo variacionista propõe-se a expor e justificar as decisões metodológicas que diferenciam essa pesquisa das demais realizadas sobre o tema da variabilidade na expressão do Futuro em português brasileiro (PB). Em amostra vernácula de Feira de Santana – BA, entendeu-se que tratar ir.pres+infinitivo como “variante inovadora” seria impróprio por sua já atestada dominância. Decidiu-se, então, por duas inovações metodológicas que mudaram a perspectiva de observação do estudo e garantiram mais assertividade aos resultados: o uso da variante “presente” como regra de aplicação da análise multivariacional (Rbrul) e a consideração de características intralinguísticas do verbo ir. Os resultados apontam conclusões bastante relevantes quanto ao acerto da mudança paradigmática da análise, contribuindo para um melhor entendimento do fenômeno pesquisado como parte da realidade sociolinguística do PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciane Rocha, UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Franciane Rocha é professora adjunta de Língua Inglesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Graduada em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestre em Linguística pela Norwegian University of Science and Technology, é também doutora pelo programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia com pesquisa sobre a expressão de futuro em língua portuguesa sob orientação dos Profs. Dante Lucchesi e Josane Oliveira. A participação nesse programa de pós a aproximou teoricamente de outras áreas da ciência linguística pelo contato com outros pesquisadores e promoveu seu amadurecimento com pesquisadora durante as aulas e especialmente na orientação com duas grandes referências para os estudos sociolinguísticos do país, enriquecendo assim seu repertório científico-acadêmico como um todo, base para sua prática profissional.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Rocha, F. (2021). DECISÕES METODOLÓGICAS INOVADORAS NA ANÁLISE DA EXPRESSÃO DE FUTURO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Estudos Linguísticos E Literários, (68), 427–452. https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39088

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES