A HERANÇA SEMÂNTICA NA FORMAÇÃO DE PALAVRAS: UMA ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES MORFOLÓGICAS DE LÍNGUAS ROMÂNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39062

Palavras-chave:

Derivação sufixal, Línguas românicas, Metáfora, Metonímia, Interface morfologia-semântica.

Resumo

Este artigo discute o fenômeno da herança semântica na formação de palavras, ressaltando a sua importância, sobretudo para a abordagem de construções cujos significados não são obtidos de maneira composicional. Ou seja, o significado global não é a soma das partes envolvidas nas construções. Seguindo os princípios teóricos da Linguística Cognitiva, o artigo analisa como a metáfora, a metonímia, a focalização e a compressão podem atuar na rede de significados de palavras morfologicamente complexas. Os dados analisados são oriundos da tese de doutorado de Simões Neto (2020), que trabalhou com o desenvolvimento do sufixo latino -arius, -a, -um no próprio latim e em sete línguas românicas (romeno, italiano, francês, catalão, espanhol, galego e português). Ao final, o artigo mostra que os padrões de focalização, metáfora e metonímia são produtivos em todas essas línguas, notando-se muito mais semelhanças do que diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natival Almeida Simões Neto, UEFS

Doutor na área de Linguística Histórica pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia. Fez mestrado na mesma área desse mesmo programa. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia. Está como professor substituto na Universidade Estadual de Feira de Santana. Integra o Programa Para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), realizando pesquisas sobre morfologia, léxico, antroponímia e semântica. É pesquisador vinculado aos seguintes projetos: (i) Dicionário de nomes em uso no Brasil, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Juliana Soledade (UFBA/UnB); (ii) Estudos léxico-semânticos do português arcaico - origem, constituição e funcionamento, coordenado também pela Prof.ª Dr.ª Juliana Soledade; (iii) Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (XVI-XX), coordenado pelas professoras doutoras Mariana Fagundes Lacerda (UEFS) e Zenaide Carneiro (UEFS); (iv) Estudos lexicais no acervo de Eulálio Motta, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Liliane Lemos Santana Barreiros (UEFS). Atuou na organização das coletâneas Dez leituras sobre o léxico (EDUNEB, 2019), Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudos (EDUNEB, 2018) e Redes lexicais: descrições, análises e histórias (Editora Mares, 2016). É autor de artigos publicados em livros e periódicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Simões Neto, N. A. (2021). A HERANÇA SEMÂNTICA NA FORMAÇÃO DE PALAVRAS: UMA ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES MORFOLÓGICAS DE LÍNGUAS ROMÂNICAS. Estudos Linguísticos E Literários, (68), 743–775. https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39062

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES