APRENDENDO COM VIDEOGAMES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE LETRAMENTOS, LÍNGUA INGLESA E EXPERIÊNCIAS DISPONÍVEIS EM UM JOGO DE SIMULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.38743Palavras-chave:
Letramento digital, Gamificação, Educação.Resumo
Neste estudo, investigamos as estratégias de compreensão da língua inglesa, utilizadas para se jogar o videogame Power & Revolution: Geopolitical Simulator 4, os aspectos motivacionais desse jogo e as contribuições potenciais para o ensino formal. Embasamo-nos, principalmente, nas discussões sobre letramentos digitais, novos letramentos, gamificação, discurso e motivação. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta foram uma entrevista e a observação do funcionamento do videogame. Os resultados indicaram que o inglês serviu como mediador para o alcance de um objetivo. O aspecto lúdico e a experiência corporificada foram os fatores que motivaram o jogador, além do interesse por temas do mundo físico. Identificamos o potencial desse videogame para fomentar discussões sobre ética, cidadania e modos de se posicionar nos contextos on e offline.Downloads
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Publicado
2021-04-04
Como Citar
GALLARDO, B. C.; PARADA, E. F.; MARTINS, G. A. APRENDENDO COM VIDEOGAMES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE LETRAMENTOS, LÍNGUA INGLESA E EXPERIÊNCIAS DISPONÍVEIS EM UM JOGO DE SIMULAÇÃO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 614–639, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.38743. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/38743. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS / ARTICLES