IMAGEM DISCURSIVA FEMININA NAS LETRAS DO SAMBA-CANÇÃO DE DOLORES DURAN E DO FUNK DE TATI QUEBRA BARRACO

Autores

  • Gilvan da Costa Santana UFBA/IFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.38616

Palavras-chave:

Análise de Discurso e Ethos Discursivo, Estudos Culturais, Feminismos X Patriarcalismo, Música Popular Brasileira.

Resumo

A pesquisa que resultou em tese de doutoramento estabeleceu conexões entre Estudos Culturais e Análise de Discurso de linha francesa. Nessa direção, levou-se a efeito a propositura de ver o discurso como lugar em que se pode observar a relação entre língua e ideologia, compreendendo como a língua produz sentidos por/para sujeitos. Destarte, estabeleceu-se a análise da imagem discursiva feminina presente nas letras de música de Dolores Duran (samba-canção dos anos 1950) e de Tati Quebra Barraco (funk dos anos 2000). A escolha dos dois estilos musicais estudados se deu pela importância de ambos para se entender a moderna música popular brasileira e, preponderantemente, pela representatividade, no que tange à presença de mulheres com perfis real ou aparentemente antagônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvan da Costa Santana, UFBA/IFS

Doutorado em Língua e Cultura. Mestrado em Letras (bolsa capes) e Mestrado em Ciências da Educação; Especialização em Língua Portuguesa e Especialização em Ciências da Educação; Graduação em Letras Vernáculas; Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe desde 1994; Atuação nas áreas de Letras e Educação, principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso; Linguística Textual; Ensino de Língua Portuguesa; Questões de Gênero; Cultura e MPB. Membro dos grupos de pesquisa: Educação Profissional e Tecnológica e Políticas Públicas; Gestão Socioeducacional e Formação de Professor.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Santana, G. da C. (2021). IMAGEM DISCURSIVA FEMININA NAS LETRAS DO SAMBA-CANÇÃO DE DOLORES DURAN E DO FUNK DE TATI QUEBRA BARRACO. Estudos Linguísticos E Literários, (68), 706–742. https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.38616

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES