A RECRIAÇÃO DO PRESENTE EM “A NOITE DISSOLVE OS HOMENS”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Autores

  • Sergio Assunção UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v1i66.36121

Palavras-chave:

Poesia, Barbárie, Comunhão, Carlos Drummond de Andrade.

Resumo

A lírica moderna redimensionou amplamente a memória das cidades ao incorporar a experiência urbana à legibilidade do poético, situando a poesia sob a perspectiva humana e relacional no espaço cotidiano da comunidade, em face da barbárie produzida pela civilização industrial dos séculos XIX e XX. Nesse sentido, pretende-se abordar a poesia de Carlos Drummond de Andrade sob a tensão entre o barbarismo e a comunhão através do poema “A noite dissolve os homens”, destacando a relevância de sua lírica, ao expressar a negatividade da dimensão humana na composição do tecido social, recriando o presente por meio da experiência do poético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Assunção, UERJ

Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Concluiu estágio de pesquisa e Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (2016) com projeto de pesquisa sobre a poesia de Jorge de Lima e Murilo Mendes. Atualmente é professor substituto de Literatura do Departamento de Letras da UERJ e concentra linha de pesquisa sobre Poesia, Contracultura, Música, Vanguardas e Teopoética.

Downloads

Publicado

2020-09-26

Como Citar

ASSUNÇÃO, S. A RECRIAÇÃO DO PRESENTE EM “A NOITE DISSOLVE OS HOMENS”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 1, n. 66, p. 157–177, 2020. DOI: 10.9771/ell.v1i66.36121. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/36121. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES