APRESENTAÇÃO REPRESENTAÇÃO: UM CONCEITO EM DISPUTA | INTRODUCTION REPRESENTATION: A CONCEPT IN DISPUTE

Autores

  • Edma de Góis UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i62.32071

Palavras-chave:

Representação, Mimesis

Resumo

O ponto de partida que reúne os textos desta edição da Revista Estudos Linguísticos e Literários surge da observação dos usos do conceito de representação que, como veremos, abarca uma série de entendimentos, talvez o mais usual como sinônimo de mimesis. Em uma pesquisa rápida em títulos de artigos, dissertações e teses, apenas na área da Literatura, encontramos um vasto acervo de estudos de representação, alinhavados por pesquisas relacionadas às questões de gênero, raça, classe social, entre outros assuntos. Meus próprios trabalhos carregam sem economia o termo representação em seus títulos, o que me pôs diante do meu próprio espelho e da pergunta que este dossiê gostaria de fazer aos seus autores e leitores: do que falamos quanto nos referimos a um estudo de representação?

Espera-se que os textos reunidos nesse dossiê sirvam de motivação para muitos estudantes e pesquisadores que têm se dedicado às questões de representação, convocando-os a lançar novas discussões sobre o tema, um dos mais caros aos estudos da literatura, bem como a refletir sobre como temos conduzidos metodologicamente nossas pesquisas nesta área. Boa leitura!

 

Edma de Góis

Universidade do Estado da Bahia (PNPD/CAPES)

Organizadora do dossiê

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

DE GÓIS, E. APRESENTAÇÃO REPRESENTAÇÃO: UM CONCEITO EM DISPUTA | INTRODUCTION REPRESENTATION: A CONCEPT IN DISPUTE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 62, p. 24–28, 2019. DOI: 10.9771/ell.v0i62.32071. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/32071. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: “A REPRESENTAÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS”