DE L’ANCIEN AU NOUVEAU PROVERBE

Autores

  • Amissa Zringue Université de Kairouan

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.28910

Palavras-chave:

Provérbio, Proverbialização, O novo provérbio.

Resumo

O artigo objetiva tratar dos parâmetros que contribuem para considerar uma citação dada como provérbios, mostrando a influência dos fatores da semântica e da pragmática, além dos critérios clássicos do processo de proverbialização, como o arcaísmo de expressão e o seu poder de propagação. O ritmo da declaração em questão, o grau de metaforicidade e, especialmente, sua pragmaticidade, ou seja, a sua adaptação a novas situações, que podem atender o usuário de tais formas parêmias, são agora os principais parâmetros do proverbialização em que um nova geração de construções, como slogans publicitários, títulos de filmes e músicas, e algumas notícias, são os melhores candidatos para esse novo status de provérbio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amissa Zringue, Université de Kairouan

Professeur de Université de Kairouan

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

ZRINGUE, A. DE L’ANCIEN AU NOUVEAU PROVERBE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 216–228, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.28910. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28910. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES