O GROTESCO E A DRAMATURGIA DE AUTORIA FEMININA: UM (RE)ENCONTRO POSSÍVEL | THE GROTESQUE AND THE DRAMATURGY OF FEMALE AUTHORING: A FEASIBLE (RE)ENCOUNTER

Autores

  • Laureny A. Lourenço da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i59.28859

Palavras-chave:

Grotesco, Feminino, Teatro, Argentina

Resumo

Resumo: Griselda Gambaro pratica em suas obras teatrais, sejam elas do período neogrotesco ou posteriores a ele, um grotesco feminino como categoria estética e política. O grotesco está, no seu cerne, conectado ao feminino e, portanto, às relações de gênero. Assim, o corpo feminino e as questões de gênero são lugares promissores para os quais o grotesco se direciona com mais intensidade e que se destacam nas obras aqui analisadas Puesta en Claro (1974), Del sol naciente (1984) e Antígona furiosa (1986).

 

Abstract: Griselda Gambaro practices in her theatrical works, be they of the neogrotesque period or later to him, a feminine grotesque like esthetic and political category. The grotesque is at its core connected to the feminine and, therefore, to gender relations. Thus, the feminine body and the gender issues are promising places to which the grotesque is directed more intensely and that stand out in the works analyzed here: Puesta en Claro (1974), Del sol naciente (1984) and Antígona furiosa (1986).

Keywords: Grotesque; Female; Theater; Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

SILVA, L. A. L. da. O GROTESCO E A DRAMATURGIA DE AUTORIA FEMININA: UM (RE)ENCONTRO POSSÍVEL | THE GROTESQUE AND THE DRAMATURGY OF FEMALE AUTHORING: A FEASIBLE (RE)ENCOUNTER. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 59, p. 158–176, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i59.28859. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28859. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES