FRASEOLOGIA NOS FALARES REGIONAIS BRASILEIROS

Autores

  • Jacyra Andrade Mota Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia
  • Marcela Moura Torres Paim Universidade Federal da Bahia
  • Suzana Alice Marcelino Cardoso Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (In memorian)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.27591

Palavras-chave:

Unidades fraseológicas, Bahia, Sergipe.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise dos fraseologismos registrados nos estados de Sergipe e da Bahia, com base no que documentam os atlas linguísticos dessas regiões, respectivamente, o Atlas Lingüístico de Sergipe (ALS) e o Atlas Prévio dos Falares Baianos (APFB), e a partir do que apresentam Cardoso e Ferreira em O léxico rural. Glossário. Comentários (2000). Para tanto, apresenta-se o conjunto de fraseologias registradas, das quais se selecionam algumas para considerações específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacyra Andrade Mota, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia

Marcela Moura Torres Paim, Universidade Federal da Bahia

Professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia

Suzana Alice Marcelino Cardoso, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (In memorian)

Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (In memorian)

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

MOTA, J. A.; PAIM, M. M. T.; CARDOSO, S. A. M. FRASEOLOGIA NOS FALARES REGIONAIS BRASILEIROS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 107–120, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.27591. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/27591. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES