OS FRASEOLOGISMOS PARA PÃO FRANCÊS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.27581

Palavras-chave:

raseologismos, Projeto Atlas Linguístico do Brasil, Pão Francês

Resumo

Este trabalho, inserido no quadro teórico dos estudos fraseológicos de vertente francesa e da Geolinguística, apresenta os registros de fraseologismos nos dados dos Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) para a questão 186 do Questionário Semântico Lexical (QSL), que busca variantes para “pão francês”. Desse modo, pretendemos descrever as unidades fraseológicas coletadas a partir da pesquisa geolinguística, mapeando e analisando essas formas linguísticas registradas por 176 informantes com ensino fundamental, em entrevistas orais coletadas pelas equipes do projeto, em 44 localidades situadas na Região Sul do Brasil. Dessa maneira, pretendemos documentar e analisar a riqueza linguística e cultural transparecida por meio desses registros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Yida, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (bolsista CAPES/COFECUB); pesquisadora do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) e Variação lexical: teorias, recursos e aplicações): do condicionamento lexical às constrições pragmáticas (VALEXTRA).

Fabiane Cristina Altino, Universidade Estadual de Londrina

Docente da Universidade Estadual de Londrina; vice-coordenadora da Regional Paraná do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB); integra o projeto Variação lexical: teorias, recursos e aplicações): do condicionamento lexical às constrições pragmáticas (VALEXTRA).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

YIDA, V.; ALTINO, F. C. OS FRASEOLOGISMOS PARA PÃO FRANCÊS NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 90–106, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.27581. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/27581. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES