FRASEOLOGISMOS NO CONTINUUM RURAL-URBANO: UM ESTUDO COM DADOS GEOLINGUÍSTICOS

Autores

  • Conceição de Maria de Araujo Ramos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i60.27577

Palavras-chave:

Lexicologia, Fraseologismo, Atlas Linguístico do Brasil, Continuum rural-urbano, Maranhão.

Resumo

Explora-se a fraseologia de linha francesa, no continuum rural-urbano, com base no corpus do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) focalizando dados do Maranhão, para verificar se referentes considerados como mais característicos do universo rural integram o repertório linguístico-cultural ativo de falantes inseridos na zona urbana. Parte-se do exame da relação entre dois domínios próprios – os atlas linguísticos e a fraseologia –, que propicia explorar a fraseologia como marcador idiomático que identifica fatos linguísticos, neste estudo, lexicais, e revela particularidades fraseológicas regionais e socioétnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição de Maria de Araujo Ramos, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada IV do Departamento de Letras e do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui doutorado em Letras (Área de concentração: Linguística). É coordenadora do Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA) e integrante dos projetos de pesquisa Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), Tesouro do Léxico Patrimonial Galego-Português e VALEXTRA (Variação lexical: teorias, recursos e aplicações): do condicionamento lexical às constrições pragmáticas.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

RAMOS, C. de M. de A. FRASEOLOGISMOS NO CONTINUUM RURAL-URBANO: UM ESTUDO COM DADOS GEOLINGUÍSTICOS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 60, p. 142–162, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i60.27577. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/27577. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES