AS CONSTRUÇÕES X-ARI- EM PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONSTRUCIONISTA: DO LATIM CLÁSSICO AO MEDIEVAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i61.26772

Palavras-chave:

Língua latina, Morfologia derivacional, Morfologia Construcional, Polissemia.

Resumo

Este trabalho aborda a trajetória das construções X-ari- da língua latina, baseando-se na comparação entre registros do latim clássico (I a.C. até II d.C.) e do latim medieval (V d.C. até XIV d.C.).  Como aporte descritivo-interpretativo, utiliza-se a Morfologia Construcional, de Booij (2010), modelo vinculado à Linguística Cognitiva. O foco principal é o tratamento da polissemia e, para o desenvolvimento da proposta, foram levantadas 704 construções do latim clássico, extraídas do Dicionário Escolar Latino-Português (FARIA, 1994) e do Dicionário Latim-Português (PORTO EDITORA, 2012), e 748 do latim medieval, obtidas do Midiae Latinatis Lexicon Minus (Niermeijer, 1976).

Biografia do Autor

Natival Almeida Simões Neto, UFBA

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia. Possui mestrado em Linguística Histórica (2016) e graduação em Letras Vernáculas (2014), por essa mesma instituição. É também graduando em Língua Estrangeira Moderna ou Clássica, na habilitação de Letras Clássicas (Latim/Grego). Está atuando como professor substituto no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, ministrando disciplinas das áreas de Diversidade e Produção Textual em Língua Portuguesa e História e estrutura da Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESGOG), grupo vinculado ao Programa Para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR). É membro associado da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), desde 2016, e do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), desde 2014. Tem interesse na morfologia, léxico e semântica do português e das demais línguas românicas (castelhano, galego, catalão, francês, italiano e romeno). Tem preferência de trabalho com os modelos teórico-metodológicos da Linguística Cognitiva, Gramática das Construções, Morfologia Construcional e Tipologia Linguística.

Downloads

Publicado

2019-06-15

Como Citar

Simões Neto, N. A. (2019). AS CONSTRUÇÕES X-ARI- EM PERSPECTIVA HISTÓRICA E CONSTRUCIONISTA: DO LATIM CLÁSSICO AO MEDIEVAL. Estudos Linguísticos E Literários, (61), 49–69. https://doi.org/10.9771/ell.v0i61.26772

Edição

Seção

DOSSIÊ ESTUDOS MORFOLÓGICOS