“MÚSICA E PENSAMENTO”: ACERCA DA APRECIAÇÃO MUSICAL NO ENSAIO “MANEIRAS DE OUVIR MÚSICA” DE FIDELINO DE FIGUEIREDO

Autores

  • Flavio Antonio Fernandes Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v56i56.16378

Palavras-chave:

Fidelino de Figueiredo, Ensaio acadêmico, Música e Pensamento.

Resumo

Apresentamos considerações acerca de um dos ensaios do livro Música e pensamento, intitulado “Maneiras de ouvir música”, analisando os pressupostos do texto em relação à musica e a sua apreciação. Com isso, buscamos trilhar os caminhos do ensaio de Fidelino de Figueiredo nos domínios da apreciação musical, inquirindo as linhas de força que atravessam suas considerações acerca do recebimento da  música. Mais, buscamos investigar usos intelectuais da música e seu valor cultural na reflexão de Fidelino sobre o pensamento e a música.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Antonio Fernandes Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Natural de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, graduou-se em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou o mestrado (2008) e o doutorado (20013) em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP) e, desde 2013, é professor de Literatura Portuguesa e Letras Luso-Brasileiras no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Publicou pela Editora Humanitas da FFLCH/USP o livro "Sonho de Scipião: a recepção de Cícero no Portugal Quinhentista". Desenvolve pesquisas acerca das narrativas cavaleirescas quinhentistas, a prosa de filosofia moral, mais especificamente a obra de João de Barros e as letras do século XVI lusitano, publicando regularmente em periódicos resultados de estudos. É associado da ABRAPLIP e membro da Cátedra Fidelino de Figueiredo, do Gabinete Português de Leitura de Salvador, Bahia. 

Downloads

Publicado

2017-06-26

Como Citar

REIS, F. A. F. “MÚSICA E PENSAMENTO”: ACERCA DA APRECIAÇÃO MUSICAL NO ENSAIO “MANEIRAS DE OUVIR MÚSICA” DE FIDELINO DE FIGUEIREDO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 56, n. 56, p. 68–82, 2017. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v56i56.16378. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/16378. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Estudos Literários