A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTUGUÊS POPULAR DA CIDADE DE SALVADOR (VARIATION IN SUBJECT-VERB AGREEMENT IN THE VERNACULAR PORTUGUESE OF SALVADOR)

Autores

  • Dante Lucchesi UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i52.15467

Palavras-chave:

Concordância verbal. Português popular do Brasil. Variação linguística. Mudança linguística. Contato entre línguas.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma análise quantitativa da variação no uso da regra de concordância verbal junto à terceira pessoa do plural no vernáculo de falantes de quatro bairros populares da cidade de Salvador, com pouca ou nenhuma escolaridade, que segue os pressupostos teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista e adota a perspectiva da polarização sociolinguística do Brasil, considerando o contato entre línguas um fator preponderante para a formação das variedades populares do português brasileiro. Os resultados revelaram um processo de mudança em curso no sentido do incremento do uso da regra de concordância no segmento social analisado. No plano do encaixamento estrutural do processo de variação, os fatores que favoreceram a implementação da regra foram: a maior diferença morfofonológica na marcação do plural, o traço semântico [+humano] no sujeito, a posição do sujeito imediatamente antes do verbo, a realização da regra de concordância de número no Sintagma Nominal sujeito, os verbos auxiliares, de ligação e agentivos. No plano discursivo, o falante respondeu positivamente a estímulos à concordância nas intervenções do pesquisador. No geral, os resultados da análise realizada confirmaram as predições do algoritmo da polarização sociolinguística do Brasil para a norma popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-20

Como Citar

LUCCHESI, D. A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL NO PORTUGUÊS POPULAR DA CIDADE DE SALVADOR (VARIATION IN SUBJECT-VERB AGREEMENT IN THE VERNACULAR PORTUGUESE OF SALVADOR). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 52, 2015. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v0i52.15467. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/15467. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos