TRANSMISSÃO DE TEXTO: O CASO PESSOA (TEXT TRANSMISSION: THE CASE PESSOA)

Autores

  • Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i52.15466

Palavras-chave:

Transmissão de texto. Crítica textual e genética. O guardador de rebanhos. Fernando Pessoa.

Resumo

O levantamento de variantes ou alterações ou modificações surgidas no processo de transmissão de um texto literário é, na execução de uma edição crítico-genética, por exemplo, a etapa que exige atenção especial do editor. Esse cuidado é necessário porque é desse levantamento que se busca eleger, dentre as variantes, as que são autorais em detrimento das não autorais no momento da composição do texto final. Para tratar dessa linha de investigação e mostrar sua importância para os estudos literários, destacamos, neste texto, o caso da transmissão do primeiro poema de O guardador de rebanhos de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida, USP

Fez graduação em Letras-Português/Francês (1989) e especialização em Linguística (1993) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (2000) e livre-docência sobre as vogais do falar ribeirinho cuiabano (2009) pela Universidade de São Paulo. Tem formação complementar em Dialetologia Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1998). Realizou, na área de Crítica Textual, estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais com o projeto de pesquisa Dom Casmurro de 1900, de Machado de Assis: Edição e estudo de variantes (2013). É pesquisador responsável de Projeto Temático (FAPESP): Projeto de História do Português Paulista / PHPP - Projeto Caipira. Participa do projeto Tesouro do léxico patrimonial galego e portugués, promovido pelo Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela, e do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional. É professor associado 2 e pesquisador da Universidade de São Paulo e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Atua nos seguintes temas: crítica textual/filologia portuguesa, fonética, fonologia, dialetologia e história da língua portuguesa. 

Downloads

Publicado

2015-01-20

Como Citar

SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. TRANSMISSÃO DE TEXTO: O CASO PESSOA (TEXT TRANSMISSION: THE CASE PESSOA). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 52, 2015. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v0i52.15466. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/15466. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos