INTELIGÊNCIA COLETIVA, EDUCAÇÃO PLURALISTA E MULTILETRAMENTOS: ALTERNATIVA PARA O ENSINO EM SITUAÇÕES DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA (COLLECTIVE INTELLIGENCE, PLURALIST EDUCATION, AND MULTILITERACIES: AN ALTERNATIVE TO TEACHING IN CHALLENGING

Autores

  • Vera Helena Gomes Wielewicki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i50.14817

Palavras-chave:

Inteligência coletiva, Educação pluralista, Multiletramentos, Deficiências de leitura e escrita

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma alternativa de educação que contemple aprendizes portadores das chamadas “dificuldades de leitura e escrita” em suas epistemologias específicas. Para isso, parte-se do conceito de inteligência coletiva de Pierre Lévy (2015) e de educação pluralista de Kalantzis e Cope (2000), através dos multiletramentos. Para a proposta, é fundamental des-hierarquizar a escrita em sala de aula, contribuindo para o aprendizado recíproco que fomenta o pensamento e a imaginação coletivos, contemplando o outro como alguém que detém uma forma de conhecimento valorizada e desejada quando outros meios, diferentes da escrita, são igualmente valorizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-08

Como Citar

WIELEWICKI, V. H. G. INTELIGÊNCIA COLETIVA, EDUCAÇÃO PLURALISTA E MULTILETRAMENTOS: ALTERNATIVA PARA O ENSINO EM SITUAÇÕES DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA (COLLECTIVE INTELLIGENCE, PLURALIST EDUCATION, AND MULTILITERACIES: AN ALTERNATIVE TO TEACHING IN CHALLENGING. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 50, 2014. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v0i50.14817. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14817. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos