A PERSPECTIVA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE LÍNGUAS: PROPOSTAS E DESAFIOS (THE INTERCULTURAL PERSPECTIVE TO LANGUAGE TEACHING: PROPOSALS AND CHALLENGES)

Autores

  • Denise Scheyerl Universidade Federal da Bahia
  • Kelly Barros Universidade Federal da Bahia
  • Diogo Oliveira do Espírito Santo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i50.14816

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Abordagem intercultural, Materiais didáticos.

Resumo

O artigo pretende sugerir formas mais condizentes para o desenvolvimento da consciência crítica de professores e aprendizes de línguas no tocante a materiais usados em sala de aula de seis línguas. Objetiva-se, portanto, apresentar recursos mais apropriados ao contexto contemporâneo caracterizado pela busca de diálogos transculturais em um mundo cada vez mais desprovido de fronteiras. Ou como postula Kramsch (1993, p. 181), em sociedades em que “a sua natureza multilíngue e multicultural tem se tornado tanto mais prevalecente quanto mais visível”. Assim, almeja-se também contribuir para uma melhor convivência entre usuários de materiais didáticos de língua através da desconstrução de ideologias tradicionalmente orientadas para e por uma visão de educação linguística historicamente etnocêntrica.

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Publicado

2014-11-08

Como Citar

SCHEYERL, D.; BARROS, K.; ESPÍRITO SANTO, D. O. do. A PERSPECTIVA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE LÍNGUAS: PROPOSTAS E DESAFIOS (THE INTERCULTURAL PERSPECTIVE TO LANGUAGE TEACHING: PROPOSALS AND CHALLENGES). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 50, 2014. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v0i50.14816. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14816. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos