APRESENTAÇÃO (INTRODUCTION)
DOI:
https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i50.14809Palavras-chave:
Transculturalidade, Linguagem, EducaçãoResumo
Este número especial, o 50, da Revista ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA, é dedicado a trabalhos de pesquisa de membros do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Criado em 2001, o referido GT reúne pesquisadores de todo o país interessados em socializar e divulgar trabalhos de caráter transdisciplinar que abordem a educação e a linguagem com base nos pressupostos da diversidade. O GT congrega, desta forma, pesquisas apoiadas em diferentes aportes teóricos de áreas bastante diversificadas, que vão do ensino e aprendizagem de línguas, à educação de alunos surdos, passando pela literatura de origem indígena, só para citar alguns. Boa parte dos textos aqui publicados é fruto de trabalhos apresentados em conferências e simpósios no Brasil e no exterior, incluindo os encontros anuais da própria ANPOLL. O objetivo deste volume especial, portanto, é não apenas fortalecer as discussões em torno dos temas vinculados ao GT, com a consequente divulgação do trabalho dos pesquisadores, mas também contribuir para a promoção da diversidade em consonância com aspectos linguísticos, culturais e educacionais.