O PROFESSOR E O MÉTODO: PAPÉIS, DIÁLOGOS E DILEMAS (The teacher and the method: roles, dialogues and dilemmas)

Autores

  • José Amarante Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v2i48.14277

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Materiais didáticos, Concepções pedagógicas, Formação docente.

Resumo

A imprecisão terminológica na área de ensino de línguas estrangeiras tem levado, desde a década de 60, à proposição de uma definição terminológica, cujo consenso, a nosso ver, está ainda em processo de negociação. Da obsessão pela busca do método perfeito, a partir da segunda metade do século XX, à constatação - do final da década de 90 até nossos dias - da impossibilidade de sucesso nessa busca e à definição de um ecletismo na formatação pedagógica, o terreno é ainda espinhoso. Merecem destaque nesse processo de definição conceitual as propostas de Anthony (1963) e de Richards & Rodgers (1986), com as quais queremos dialogar. Além disso, pretendemos discutir, a partir das dimensões da profissão docente, alguns aspectos: os papéis do professor na sua relação com métodos, as delicadezas conceituais do chamado ecletismo pedagógico, os diálogos possíveis entre as concepções do professor e as concepções implícitas ou explícitas dos materiais didáticos, e os dilemas decorrentes desse processo de “negociação”. Sua discussão desemboca na análise desses aspectos conceituais no contexto do ensino do latim, quando o autor defende, no papel do professor em relação ao uso de “métodos”, uma atitude de coautoria de materiais para o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Amarante, Universidade Federal da Bahia

Possui, pela Universidade Federal da Bahia, graduação em Letras Vernáculas (1999), mestrado em Letras e Linguística (2005) e doutorado em Língua e Cultura (2013), tendo sido a sua tese premiada com o Prêmio CAPES de Teses 2014 (Letras e Linguística) e com o Prêmio ANPOLL de Teses 2014 (Menção honrosa). Atuou em educação básica no ensino público, foi diretor pedagógico de ensino privado na Bahia. Atuou como professor de graduação em instituições públicas e privadas da Bahia. Em 2006, seu livro de contos "Ainda em flor" recebeu o Prêmio Braskem de Literatura, tenso sido publicado pela Fundação Casa de Jorge Amado. É professor de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal da Bahia, atuando também como professor permanente no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, na orientação de trabalhos sobre História da cultura escrita no Brasil. Desenvolve pesquisas em Didática do Latim, História Social do Latim no Brasil e tradução de obras de Fulgêncio (Final do séc. V - Início do séc. VI d.C.).

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

AMARANTE, J. O PROFESSOR E O MÉTODO: PAPÉIS, DIÁLOGOS E DILEMAS (The teacher and the method: roles, dialogues and dilemmas). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 2, n. 48, 2015. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v2i48.14277. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14277. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos