Autoria em tempos de Cultura Digital e a formação dos Sujeitos da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i1.58478

Palavras-chave:

Educação, Cultura Digital, Autorias

Resumo

Este texto apresenta aspectos sócio-históricos do conceito de autoria, buscando evidenciar ressignificações das noções de autor e autoria, reconhecendo-as como polissêmicas. Tem como objetivo compreender as transformações das concepções de autor e autoria – influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico no âmbito da comunicação e da informação, nos diversos contextos históricos, sociais e culturais – e de que modo reverberam no campo educacional. Esta reflexão nos impulsiona a olhar o trajeto histórico para compreender o fenômeno da autoria em tempos de cultura digital e suas implicações nas formações dos sujeitos da educação – docentes e discentes. Trata-se de um estudo de natureza ensaística, cuja construção se deu no diálogo com autores do campo da linguagem. Desse modo, discute o conceito de autoria à luz de estudos do campo da linguagem, destacando o papel das tecnologias nas manifestações autorais, da cultura escrita à cultura digital, caracterizadas pela colaboração, compartilhamento, conectividade e difusão do conhecimento. As considerações deste estudo apontam para a importância da concepção de autoria na formação dos sujeitos e na transformação de práticas pedagógicas que estimulem a constituição da autoria e discutam os seus caráteres ético, estético e identitário.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

SANTANA, N. D. F., BARROS, S. S., & SILVA, O. S. F. (2024). Autoria em tempos de Cultura Digital e a formação dos Sujeitos da Educação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(1). https://doi.org/10.9771/re.v13i1.58478

Edição

Seção

Artigos