Formação para o cuidador escolar sobre comunicação aumentativa e alternativa
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v13i2.55048Palavras-chave:
Cuidador escolar;, Profissional de apoio;, Formação modelo híbrido;, Comunicação Suplementar e Alternativa;, Educação EspecialResumo
O cuidador atua como colaborador para a inclusão no ambiente escolar por contribuir com seus serviços de cuidado na higiene, na locomoção e na alimentação, entre outros aspectos voltados aos estudantes com deficiências, dentre eles os que apresentam necessidades complexas de comunicação, que podem usar ou não a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). O objetivo desta pesquisa consiste em relatar os procedimentos de elaboração de forma colaborativa e à distância de um conteúdo em formato de vídeo para a formação do cuidador escolar sobre os aspectos referentes à linguagem, língua e comunicação, bem como CAA voltada ao atendimento escolar. O percurso metodológico se configurou em três estudos quantitativos e qualitativos de caráter descritivo e de desenvolvimento, a partir da perspectiva teórica da educação inclusiva e da psicologia histórico-cultural. Os conteúdos formativos em formato de vídeo elaborados à distância e de forma colaborativa entre pesquisadores e especialistas de diferentes áreas do conhecimento demonstraram contribuir na ampliação do conhecimento dos cuidadores escolares acerca da temática linguagem, língua, comunicação e CAA. Os cuidadores demonstraram compreender que a comunicação não se efetiva somente pela fala e incentivaram a comunicação e o uso da CAA na escola, também manifestaram interesse nos temas trabalhados, o que se pode perceber pelos exemplos de falas dos participantes expressando conexões dos conteúdos abordados com a sua atuação cotidiana. Conclui-se que a formação em modelo híbrido com o uso de vídeos instrucionais se configurou em um recurso relevante para trabalhar as temáticas comunicação e CAA.
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