Formación a cuidadores escolares sobre comunicación aumentativa y alternativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i2.55048

Palabras clave:

Cuidador escolar;, Profissional de apoio;, Formação modelo híbrido;, Comunicação Suplementar e Alternativa;, Educação Especial

Resumen

el cuidador actúa como colaborador para la inclusión en el
ámbito escolar contribuyendo con sus servicios de higiene, locomoción y
cuidado de la alimentación, entre otros, dirigidos a estudiantes con discapacidad,
entre ellos aquellos con necesidades comunicativas complejas, que
pueden o no utilizar la Comunicación Aumentativa y Alternativa (CAA). El
objetivo de esta investigación, que consiste en relatar los procedimientos
de elaboración colaborativa y a distancia de un contenido formativo en
formato de vídeo para la formación de cuidadores escolares sobre aspectos
relacionados con el lenguaje, el lenguaje y la comunicación, así como la
CAA dirigida a la asistencia escolar. El camino metodológico se configuró
en tres estudios cuantitativos y cualitativos de carácter descriptivo y
desarrollista desde la perspectiva teórica de la educación inclusiva y la
psicología histórico-cultural. Los contenidos formativos en formato de
video producidos a distancia y de forma colaborativa entre investigadores
y especialistas en las áreas de conocimiento han demostrado contribuir a
ampliar el conocimiento de los cuidadores escolares sobre el tema lengua,
lenguaje, comunicación y CAA. Los cuidadores demostraron comprender
que la comunicación no es efectiva solo a través del habla y alentaron la
comunicación y el uso de CAA en la escuela. Manifestaron interés en los
temas trabajados, lo que se puede ver en los ejemplos de los discursos de
los participantes, expresando conexiones entre los contenidos abordados y
sus actividades diarias. Se concluye que la formación en un modelo híbrido
con el uso de videos instructivos se configuró como un recurso adecuado
para trabajar temas de comunicación y CAA.

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Biografía del autor/a

Natálie Iani Goldoni, Universidad Estatal Paulista

Doutoranda (2021) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Educação Especial no Brasil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Educação Especial no Brasil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), bolsista (CNPQ). Graduação em Pedagogia (2019-2023) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus- Bahia, Graduada em Fonoaudiologia (2009) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Na mesma Universidade (UNESP) participou (2011) do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) com enfoque em Educação Inclusiva, bolsista (FUNDAP). Especialização em Cuidados Paliativos (Curso Básico e Avançado) (2015), com enfoque em Comunicação Alternativa, pelo Instituto Pallium Latinoamérica-Universidad Del Salvador (Argentina).Foi Docente e Instrutora Técnica de Pessoas com Deficiência (PCDs) no Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência para o Mercado de Trabalho da empresa multinacional Minerva Foods ( Projeto "recursos teóricos e práticos para inserção de jovens/adultos em todas as deficiências para o mercado de trabalho"). Foi fonoaudióloga em Organização Não Governamental (ONG) no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, auditiva, física, visual e múltipla, visando o desenvolvimento das potencialidades e habilidades, promovendo integração, inserção social e profissional. Foi Docente de Pós-Graduação em cursos referente à Educação Inclusiva; Comunicação Alternativa e Cuidados Paliativos para Fonoaudiólogos e/ou Pedagogos na SERFONO (São José do Rio Preto/ Ribeirão Preto/ Bauru/ Piracicaba-SP) (2015 - 2017) e no CEFAC (Ribeirão Preto- SP) (2016 - 2017). É Certificada pela LSVT Global Inc. para administrar o método LSVT LOUD ®, melhor evidência científica internacionalmente reconhecida para o tratamento fonoaudiológico de pessoas com Deficiência. É Pesquisadora Colaboradora na área de Educação Inclusiva na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB-CFP) vinculada como pesquisadora colaboradora em projetos de extensão- Proext/ Pibex (2018 até o momento). Docente Colaboradora em Cursos de Capacitação em Comunicação Suplementar e Alternativa(São Paulo- Bahia). Atua, Acadêmico e Profissionalmente, nos seguintes temas: Comunicação Suplementar e Alternativa; Educação Inclusiva, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Cuidados Paliativos. É membro da International Society for Augmentative and Alternative ​Communication - ISAAC Brasil e Docente na área da Comunicação Suplementar e Alternativa na Casa do Cuidar- SP

Márcia Helena da Silva Melo, Universidade de São Paulo

Profa. Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; credenciada como orientadora plena - níveis mestrado e doutorado - em dois Programas de Pós-graduação nessa Universidade, a saber Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Programa de Psicologia Clínica. Livre-docente pelo Departamento de Psicologia Clínica. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção, Educação e Saúde (LaPPES). Foi Presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia da USP de 2015 à 2020. É Associada fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção em Saúde (BRAPEP) e membro do grupo diretor no biênio 2016-2018; 2020-2022. Atualmente, é Presidente da BRAPEP na gestão 2023-2024. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará; em 1999 concluiu Mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo; obteve o título de Doutora em Ciências, em 2004; Pós-doutoramento no mesmo Programa de Pós-graduação no ano de 2006, na mesma Universidade e em 2018 concluiu Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana (Departamento de Ciências da Educação) da Universidade de Lisboa. Atua no campo da Prevenção cujos trabalhos discutem o ciclo de pesquisa em prevenção na temática da violência no contexto escolar, envolvendo professores de Ensinos Infantil e Fundamental I da rede pública, família e equipamentos de atenção primária à saúde. Temas de estudo: intervenções preventivas, formação de professores, relacionamento interpessoal, educação inclusiva. Tem atuado como pesquisadora externa de órgãos governamentais para avaliação de programas preventivos, em parceria com pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras. 

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga pela Universidade de Guarulhos (1996). Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997). Especialista em Educação Especial em uma abordagem inclusiva (2010) pela Universidade Federal do Amazonas e Mídias na Educação (2010) pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus Marília (2015). Programa de Pós-Graduação em Educação ,Área: Ensino na Educação Brasileira, Linha de pesquisa: Educação Especial. Cursando Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo - USP. Professora na Universidade Federal da Bahia - UFBA, Departamento de Educação I, área de Educação Especial e Tecnologia Assistiva. Atua na formação de professores e assessoramento pedagógico. Tem experiência na área de Pedagogia, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano,Tecnologia Assistiva, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Inclusiva.

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Publicado

2024-12-21

Cómo citar

Iani Goldoni, N. ., Melo, M. H. da S. ., & Queiroz, F. M. M. G. de . (2024). Formación a cuidadores escolares sobre comunicación aumentativa y alternativa. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 48–65. https://doi.org/10.9771/re.v13i2.55048

Número

Sección

Artigos