Gestão democrática e participativa na pedagogia da alternância: a experiência da escola família agrícola (efa) de Goiás.

Autores

  • Claudemiro Godoy do Nascimento Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i15.2968

Palavras-chave:

Gestão democrática, participação, Pedagogia da Alternância, Escolas Famílias Agrícolas

Resumo

Este artigo apresenta alguns apontamentos acerca das experiências de gestão democrática e participativa promovida pela Escola Família Agrícola de Goiás que trabalha com a Pedagogia da Alternância. Trata-se de uma experiência alternativa de educação para o meio rural que se encontra em pleno desenvolvimento desde 1994. Além disso, apresento um balanço histórico desde sua gênese na França, a chegada no Brasil. Com isso, queremos provocar uma reflexão das possibilidades de uma educação diferenciada, alternativa e filosoficamente contra-hegemônica aos modelos de gestão padronizados por uma cultura apolítica, já que percebemos nas práticas dessa experiência a formação de uma cultura política que protagoniza os sujeitos.

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Biografia do Autor

Claudemiro Godoy do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás (1999), graduação em Teologia pela Universidade Santa Úrsula (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo.

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Publicado

2009-09-10

Como Citar

Nascimento, C. G. do. (2009). Gestão democrática e participativa na pedagogia da alternância: a experiência da escola família agrícola (efa) de Goiás. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(15). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i15.2968

Edição

Seção

Artigos