Formas discursivas e culturais colocadas em jogo no texto ficcional: entre as leituras propostas e as leituras produzidas

Autores

  • Vilma de Sousa
  • Graça Paulino

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2717

Palavras-chave:

Leitura, Discurso, Ficção, Posição de sujeito, Dialogia.

Resumo

Este trabalho relata e comenta uma experiência de leitura da crônica D. Leonor, de Luís Fernando Veríssimo, por adolescentes oriundos de escolas públicas das classes populares. A experiência foi desenvolvida em contexto extra-escolar e teve como objetivo investigar de que forma leitores jovens, com o perfil descrito, se apropriam das múltiplas vozes e discursos condensados no texto ficcional, bem como dos limites entre ficção e realidade.

Palavras-chave: Leitura; Discurso; Ficção; Posição de sujeito; Dialogia.


Abstract: This paper relates and comments on an experiment carried out by adolescents from lower-class public schools in reading Luis Fernando Veríssimo´s chronicle Dona Leonor. The experiment took place in an outside school context and aimed to look into the ways in which young readers fitting this profile take hold of the multiple voices and speeches working in the fictional text as well as the boundaries between fiction and reality.

Key words: Reading; Speech; Fiction; Subject position; Dialogism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma de Sousa

Doutoranda em Educação da UFMG

Graça Paulino

Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG

Downloads

Publicado

2000-12-21

Como Citar

de Sousa, V., & Paulino, G. (2000). Formas discursivas e culturais colocadas em jogo no texto ficcional: entre as leituras propostas e as leituras produzidas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(10). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2717

Edição

Seção

Artigos