Formas discursivas e culturais colocadas em jogo no texto ficcional: entre as leituras propostas e as leituras produzidas
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2717Palabras clave:
Leitura, Discurso, Ficção, Posição de sujeito, Dialogia.Resumen
Este trabalho relata e comenta uma experiência de leitura da crônica D. Leonor, de Luís Fernando Veríssimo, por adolescentes oriundos de escolas públicas das classes populares. A experiência foi desenvolvida em contexto extra-escolar e teve como objetivo investigar de que forma leitores jovens, com o perfil descrito, se apropriam das múltiplas vozes e discursos condensados no texto ficcional, bem como dos limites entre ficção e realidade.Palavras-chave: Leitura; Discurso; Ficção; Posição de sujeito; Dialogia.
Abstract: This paper relates and comments on an experiment carried out by adolescents from lower-class public schools in reading Luis Fernando Veríssimo´s chronicle Dona Leonor. The experiment took place in an outside school context and aimed to look into the ways in which young readers fitting this profile take hold of the multiple voices and speeches working in the fictional text as well as the boundaries between fiction and reality.
Key words: Reading; Speech; Fiction; Subject position; Dialogism.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2000-12-21
Cómo citar
de Sousa, V., & Paulino, G. (2000). Formas discursivas e culturais colocadas em jogo no texto ficcional: entre as leituras propostas e as leituras produzidas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(10). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2717
Número
Sección
Artigos