Prefiro ser uma metamorfose ambulante: um elogio ao pensamento pedagógico complexo na formação de professores

Autores

  • Cláudio O. Costa do Nascimento
  • Roberto Sidnei Macedo

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2691

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação continuada – Pensamento complexo.

Resumo

Neste artigo, considero oportuno e necessário refletirmos sobre as políticas do pensamento epistemológico, sobre os norteamentos pedagógicos que ora têm sido referenciais na criação e implementação de estratégias de formação de educadores no âmbito da reforma educacional. Tenho como propósito tensionar os propósitos do pensamento moderno, a lógica escola única, padrão, ora hegemônicos no campo da formação docente; possibilitando assim a percepção de outros sentidos críticos, outras alternativas inovadoras do pensamento, a exemplo do pensamento complexo, das epistemologias tecidas nos cenários socioculturais, dos estudos implicados, sobretudo, com a formação permanente da condição humana, conforme nos alerta Raul Seixas, quando assume a intenção de ‘ser-sendo’ uma metamorfose ambulante, instituinte da vida em movimento.

Palavras-chave: Formação de professores, Formação continuada – Pensamento complexo.


Abstract: In this article I consider opportune and necessary that we make reflexions about the epistemelogy thinking policies, about the pedagogic leading points that now have been referentials in the creation and implementation of strategies in the formation of educators in the sphere of the educational reformation. I have as a proposal to tense the modern thinking proposals, the logic of the unic school, pattern, now hegemonic in the field of teachers formation; making possible the perception of other critical senses, other inovative alternatives of thinking, as an exemple the complex thinking, of the epistemologies tissued in the socio-culturals sceneries, of the implicated studies, especially, with the human condition permanent formation, as alert us Raul Seixas when he assumes the intention of ‘be-being’ an itinerant metamorphosis, that institutes the life in mouvement.

Key words: Teacher’s formation; Continuous formation – Complex thinking

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio O. Costa do Nascimento

Doutorando em Educação Professor da Fac. Social da Bahia- FSBA

Roberto Sidnei Macedo

Professor adjunto da Faculdade de Educação - UFBA

Downloads

Publicado

2006-08-16

Como Citar

O. Costa do Nascimento, C., & Macedo, R. S. (2006). Prefiro ser uma metamorfose ambulante: um elogio ao pensamento pedagógico complexo na formação de professores. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(9). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2691

Edição

Seção

Artigos