Entre história e memória: intelectuais da educação e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v6i2.17633Resumo
Esse trabalho tem como objetivo apresentar o papel dos intelectuais do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) na preservação da memória do instituto, que corroborou para o delineamento entre educação, cultura e política na década de 1950. Assim, atentando-se para a relação entre o intelectual e a circulação de representações, buscou-se neste artigo abordar de que forma o ISEB foi associado a um ideário educacional, tendo como consequência a preservação da memória do instituto. Para tanto, ancorou-se o presente trabalho, em alguns teóricos, como Jean François Sirinelli (2003), que discorre a cerca do conceito de intelectual, Pierre Nora (1993), no que tange a problemática dos lugares de memória, Maurice Halbawachs (1990), sobre memória coletiva, Le Goff (1990) sobre história, Roger Chartier (1990) no que tange as representações coletivas, na tentativa de criarmos um referencial teórico-metodológico adequado para a construção da presente pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-02
Como Citar
Santos, C. F., & Santos, T. C. (2017). Entre história e memória: intelectuais da educação e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) na década de 1950. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(2). https://doi.org/10.9771/re.v6i2.17633
Edição
Seção
Artigos