As teorias sobre o "professor reflexivo" e suas possibilidades para a formação do docente na área de ciências da natureza

Autores/as

  • Raphael Alves Feitosa IFCE
  • Idevaldo da Silva Bodião UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.9776

Palabras clave:

Formação de Professores, Ensino de Ciências, Professor Reflexivo.

Resumen

O objetivo desse trabalho é analisar criticamente as teorias sobre o “professor reflexivo”, bem como discutir as possibilidades que as mesmas trazem para a formação docente na área de ciências da natureza. Para tanto, foi escolhida como metodologia a análise bibliográfica de algumas obras relacionadas à temática (ALARCÃO, 2007; CONTRERAS, 2002; DUARTE, 2003; GIROUX, 1992; LIBÂNEO, 2006; PIMENTA, 2006; SCHÖN, 2000). A análise indicou que o conceito que surgiu na década de 80 sofreu diversas reformulações teóricas ao longo das últimas décadas, passando por aspectos individualistas, por proposições de ação coletiva e encontrou alguns pressupostos das teorias críticas. No que diz respeito ao ensino de ciências da natureza, destaca-se a categoria do professor como um intelectual, a qual traz possibilidades interessantes para a formação inicial, com ênfase no estágio supervisionado, e para a formação continuada, com proposta de formação no espaço da própria escola. Por fim, defende-se uma possibilidade impar para a formação continua na e para a escola, é o momento reservado ao planejamento escolar, como legitimado pela Lei Federal Nº 11.738.

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Biografía del autor/a

Raphael Alves Feitosa, IFCE

Doutor em Educação pela UFC. Departamento de Ensino do IFCE, Campus Crateús.

Idevaldo da Silva Bodião, UFC

Professor Aposentado da Faculdade de Educação da UFC. Doutor em Educação.

Publicado

2015-04-06

Cómo citar

Feitosa, R. A., & Bodião, I. da S. (2015). As teorias sobre o "professor reflexivo" e suas possibilidades para a formação do docente na área de ciências da natureza. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.9776